Foto: Reprodução/ Vídeo/ Redes Sociais

Por G1

A ilha de Maui, no estado do Havaí, nos Estados Unidos, foi atingida por diversos incêndios florestais nos últimos dias. Ao todo, 55 pessoas morreram por causa dos incêndios, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelas autoridades norte-americanas.

Turistas e moradores tiveram que fugir das chamas. Algumas pessoas entraram na água do mar para escapar da fumaça e do fogo, até serem resgatadas pela Guarda Costeira. A Cruz Vermelha Americana abriu um centro para receber pessoas deslocadas.

As mortes ocorreram na localidade de Lahaina, Havaí, informou o condado de Maui. Mais de 11 mil pessoas precisaram ser retiradas de suas casas.

Segundo o governador do estado, Josh Green, esse é o pior desastre natural na história de Maui.

A vice-governadora do Havaí, Sylvia Luke, decretou estado de emergência. Estradas e escolas foram fechadas por causa do fogo. Só os funcionários de serviços de emergência podiam circular.

Os incêndios, alimentados pelos fortes ventos do furacão Dora, que passou ao sul, pegaram a ilha de Maui de surpresa. Carros foram carbonizados e prédios históricos foram destruídos.

Segundo as autoridades, mais de 1 mil construções foram danificadas ou destruídas pelas chamas, e dezenas de pessoas ficaram feridas.

Ventos fortaleceram os incêndios

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, os atuais incêndios florestais ficaram fortes devido a uma combinação de condições: vegetação seca, ventos fortes e baixa umidade. Um furacão também piorou as chamas em todo o estado.

De acordo com a Universidade do Havaí, quase todos os anos há grandes incêndios em algumas partes do arquipélago havaiano, mas a intensidade dos incêndios deste ano é incomum.