Publicado às 05h20 desta quarta-feira (19)

Por Manu Silva

A 21ª Seccional Delegacia de Polícia Civil divulgou um levantamento detalhado dos crimes de violência contra a mulher em Serra Talhada e região. De acordo com os dados, enviados com exclusividade ao Farol de Notícias, a força policial informou que foi observado a diminuição de 26% de registros de casos nos últimos dois anos.

Em 2020 foram registradas 299 ocorrências, já no ano seguinte caiu para 221, o que corresponde a uma diferença de 78 casos denunciados na Capital do Xaxado. Em toda área que a delegacia regional abrange foram notificados 625 casos em 2020 e 554 em 2021, diminuição de 71 casos, o que corresponde a 11% de denúncias a menos entre os anos.

A reportagem do Farol entrou em contato com a secretária executiva da Mulher, Vera Gama, para falar sobre os dados divulgados pela Polícia Civil. Segundo ela, o fortalecimento das políticas para mulheres em Serra Talhada tem sido crucial. “A violência continua, mas o trabalho do Ceam, da Patrulha Maria da Penha e a Patrulha Municipal da Mulher e da Secretaria Executiva da Mulher vem garantido a proteção e o direito das serra-talhadenses”, afirmou.

CEAM ALEGA AUMENTO

Por sua vez, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Rose Silva, confrontou as informações ratificando que a entidade chegou a atender 316 mulheres em 2021 e que durante a pandemia a procura aos órgãos municipais de acolhimento as mulheres em situação de violência aumentaram consideravelmente.

“Esses números da Delegacia dizem respeito aos boletins registrados, mas nós do Ceam atendemos muito mais, em 2021 aumentou muito a procura. Principalmente, a questão da violência psicológica, ainda em reflexo da pandemia. E essa resposta a nós vem de acordo com o trabalho de divulgação que dá segurança para essas mulheres, junto com a Patrulha da Mulher que vem dando muito reforço com rondas por toda a cidade. Devido a essas parcerias, vemos o aumento da procura por nossos serviços”, ponderou Silva.