Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O Programa do Farol, do último dia (26), contou com a participação da nutróloga serra-talhadense, Dra. Mery Alves. A nutrologia é uma área de estudo relativamente nova e ainda desconhecida para muitas pessoas, mas que pode trazer inúmeras possibilidades de tratamentos e benefícios para a saúde, de modo geral.
Diferentemente da nutrição, a nutrologia é uma especialização para quem tem como formação a medicina e deseja realizar procedimentos estéticos, aliado a uma boa alimentação e utilização de substâncias medicamentosas para tratar ou prevenir doenças e problemas de saúde.
A principal diferença é que a nutrologia trata e analisa o paciente como um todo, não apenas focando na alimentação.
“A nutrologia é muito mais que os alimentos, que é o que o nutricionista faz. Ele faz faculdade de nutrição, estuda os alimentos e passa o cardápio mas, não pode passar medicações, e aí quem faz isso, é o médico nutrólogo. A gente pode passar medicação para obesidade, para diminuir o apetite, para tratar compulsão e nesse sentido de estética, a estética é consequência de uma boa saúde. Não adianta você ter uma boa estética, a custo de prejudicar sua saúde, tomando coisas para emagrecer ou fazendo dietas muito restritivas, porque, toda restrição, leva a compulsão”, disse a médica serra-talhadense.
“As vezes o paciente tem compulsão alimentar e a gente trata isso, que é uma doença e se não tiver um acompanhamento e não for avaliado como um todo, ele transfere para outra, de doce por compras, de comida, por bebida, entre outros. Nós conseguimos tratar antes do paciente ter a doença, diferentemente do endocrino, que já pega mais o paciente, quando ele já está doente”.
Dra Mery também falou da importância das mulheres, em fase de menopausa, contarem com o auxílio de um profissional da nutrologia:
“Meu público alvo, que eu atendo mais, são as mulheres. As mulheres na menopausa, já que é um estágio que todas iremos passar, porém, ela não precisa ter os efeitos ruins da menopausa, por falta de hormônio”.
Embora seu público alvo seja majoritariamente feminino, a profissional atende todos os públicos e trouxe ainda importantes informações sobre a automedicação, que embora pareça algo simples e inofensivo, é um problema sério e que pode trazer graves consequências para a saúde.
7 comentários em Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde