Pular para o conteúdo

ATENÇÃO, HOMENS E MULHERES!

Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde

Fotos: Lucas Martins/Farol de Notícias
Fotos: Lucas Martins/Farol de Notícias

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O Programa do Farol, do último dia (26), contou com a participação da nutróloga serra-talhadense, Dra. Mery Alves. A nutrologia é uma área de estudo relativamente nova e ainda desconhecida para muitas pessoas, mas que pode trazer inúmeras possibilidades de tratamentos e benefícios para a saúde, de modo geral.

Diferentemente da nutrição, a nutrologia é uma especialização para quem tem como formação a medicina e deseja realizar procedimentos estéticos, aliado a uma boa alimentação e utilização de substâncias medicamentosas para tratar ou prevenir doenças e problemas de saúde.

A principal diferença é que a nutrologia trata e analisa o paciente como um todo, não apenas focando na alimentação.

“A nutrologia é muito mais que os alimentos, que é o que o nutricionista faz. Ele faz faculdade de nutrição, estuda os alimentos e passa o cardápio mas, não pode passar medicações, e aí quem faz isso, é o médico nutrólogo. A gente pode passar medicação para obesidade, para diminuir o apetite, para tratar compulsão e nesse sentido de estética, a estética é consequência de uma boa saúde. Não adianta você ter uma boa estética, a custo de prejudicar sua saúde, tomando coisas para emagrecer ou fazendo dietas muito restritivas, porque, toda restrição, leva a compulsão”, disse a médica serra-talhadense.

“As vezes o paciente tem compulsão alimentar e a gente trata isso, que é uma doença e se não tiver um acompanhamento e não for avaliado como um todo, ele transfere para outra, de doce por compras, de comida, por bebida, entre outros. Nós conseguimos tratar antes do paciente ter a doença, diferentemente do endocrino, que já pega mais o paciente, quando ele já está doente”.

Dra Mery também falou da importância das mulheres, em fase de menopausa, contarem com o auxílio de um profissional da nutrologia:

“Meu público alvo, que eu atendo mais, são as mulheres. As mulheres na menopausa, já que é um estágio que todas iremos passar, porém, ela não precisa ter os efeitos ruins da menopausa, por falta de hormônio”.

Embora seu público alvo seja majoritariamente feminino, a profissional atende todos os públicos e trouxe ainda importantes informações sobre a automedicação, que embora pareça algo simples e inofensivo, é um problema sério e que pode trazer graves consequências para a saúde.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

CONFIRA AS FOTOS

Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde

Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde

Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA

7 comentários em Nutróloga serra-talhadense tira dúvidas e dá dicas para saúde

ENO
Os alimentos são a maior e melhor fonte de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, contribuem para uma maior qualidade de vida e bem-estar. Por esse motivo é tão importante ter uma alimentação adequada e saudável. Drogas de destruição da saúde, bebidas alcoólicas, refrigerantes e sucos industrializados, alimentos industrializados, açúcar, óleo de comida e margarina, derivados do trigo. Alimentação saudável é a produzida pela natureza e vendida na feira!
Barbosa
Discordo 100% quando cita que o nutricionista olha apenas alimentação! Um bom nutricionista analisa o paciente como um todo, e em cima dessa analise, que se tem uma melhor estratégia para a possível patologia! (DM2, Esteatose hepática, PA, Perfil lipídico...), e sim, é muito fácil citar "medicamentos para ajudar na redução de apetite, e estou aqui falando de SEMAGLUTIDA, que sempre foi um grande aliado para casos de DM2, mas como ele age como análogo de GLP-1, ele ajuda nessa questão de saciedade, é tudo lindo né? sim, mas não temos um custo benefício legal, e nem todos terão acesso a esse medicamento!e outra, COMPULSÃO ALIMENTAR está mais relacionado a problemas comportamental e psicológicos, e nem sempre dietas restritas causarão compulsão conforme falado na matéria, isso é um equívoco grande! o que acontece é que são pessoas, que já tem esse quadro, e acabam fazendo dietas por conta própria, e pioria sua situação!E repito, o nutricionista não cuida apenas de alimentos, cuida da saúde e bem estar dos seus paciente! e é o único responsável e legalizado a prescrever dietas! Lei Federal 8.234/91
ENO
Tripé para conquista de vida com saúde: 1 - Alimentação Natural, 2 - Movimentar o corpo caminhando no mínimo 45 minutos ao dia e exercitando a musculação, 3 - Dormir bem utilizando a ferramenta do perdão para não carregar a mente com ressentimentos, raiva ou ódio. Quem se ama se cuida, anda sintonia com a palavra de Deus. O maior interessado em conquistar vida com saúde e paz somos nós, se fizermos a nossa parte estaremos vivendo com saúde e sem remédios com contra indicações que geram danos a saúde.
Cleci
É lamentável ver que, em uma era onde a saúde integral é cada vez mais valorizada, uma matéria seja publicada enaltecendo um profissional em detrimento de outro, especialmente quando ambos têm contribuições distintas e complementares. O nutrólogo é um médico especializado que aborda a nutrição sob uma perspectiva médica, tratando doenças e oferecendo diagnósticos específicos. No entanto, isso não deve, de forma alguma, desmerecer o papel essencial do nutricionista, profissional capacitado e fundamental para o planejamento e a execução de estratégias nutricionais voltadas para a promoção da saúde, prevenção de doenças e educação alimentar.Ao desconsiderar a importância do nutricionista, a entrevistada ignora a base da educação alimentar que este profissional promove, ajudando milhares de pessoas a alcançar uma vida mais saudável através de orientações específicas e individualizadas. Reduzir a importância do nutricionista em relação ao nutrólogo não só é desrespeitoso, como também confunde o leitor, que passa a receber uma visão deturpada sobre o papel de cada profissão.Cada área tem suas atribuições, e ambas são complementares. Enaltecer uma não pode significar desvalorizar a outra. O respeito à complexidade da atuação dos nutricionistas é imprescindível, assim como a conscientização de que o trabalho multidisciplinar é fundamental para o sucesso em saúde pública e atendimento individualizado. A profissional falha ao tentar elevar um às custas de outro, quando, na verdade, o ideal seria mostrar como esses profissionais podem, juntos, contribuir para o bem-estar e a saúde das pessoas.
ENO
Ganhar dinheiro com doenças é um bom negócio para indústrias de alimentos e farmacêutica. Fortalece outra vertente que enriquece muitos profissionais ditos de saúde. Quanto mais doentes mais ganham muito dinheiro... É lamentável esse modelo perverso do capitalismo, em vez de ajudar publicando e educando a população a conquistarem vida com saúde fica essa concorrência infame e diabólica.
Josefa
Ela foi muito infeliz em seu comentário quando compara a Nutrologia com a Nutrição. Primeiro porque é notório que ela não sabe nada em relação a atuação do profissional da Nutrição. Ela não cursou Nutrição e, portanto, não tem propriedade para falar a respeito. Segundo, ficou perceptível que ela não sabe o significado da palavra multidisciplinaridade, onde profissionais atuam em conjunto para a promoção da saúde e bem estar do paciente. Terceiro deixou claro a falta de ética pessoal e profissional. Talvez também nunca tenha estudado sobre ética. E por fim, depreciar outros profissionais em razão de enaltecimento próprio, além de ser feio revela o caráter!
4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.