Publicado às 05h56 deste domingo (7)

O Viagem ao Passado deste domingo destaca um dos vários registros que mostram a relação entre os ex-Governador de Pernambuco Agamenon Magalhães e o Pajeú do ciclo do algodão mocó em Serra Talhada.

Na imagem acima é possível ver Magalhães (segundo a direita), tendo ao seu lado direito o governador de São Paulo, Lucas Garcez, os governadores que faziam parte do PDS, os dois literalmente sentados sobre sacos de algodão mocó, em visita a Estação Experimental da Fazenda Saco, em novembro de 1951 (Foto: Diário de Pernambuco).

Veja também:   POLÍTICA: Sebastião Oliveira diz que diálogo e pesquisas darão suporte a oposição para 2016

Durante a visita do governador de São Paulo, que foi a acompanhado por uma grande comitiva, foi registrado um grande número de aviões parados ao lado da pista de pouso da cidade, algo muito incomum para a época, o que acabou despertando a curiosidade da população. Durante a visita foi realizada a inauguração do Centro de Puericultura na Fazendo Saco.

Segundo os jornais da época, durante esse período, Agamenon Magalhães realizou no Recife um importante encontro politico com governadores e lideranças políticas do PDS, o que pode indicar a sua intenção em disputar a presidência da República, no entanto, esse projeto não pode ser esclarecido por que Agamenon acabou falecendo meses depois, em 24 de agosto de 1952.

Veja também:   Jornalista diz que Lula pode ser preso ainda esta semana ou até segunda-feira

Saiba mais sobre a importância do ex-governador para Serra Talhada adquirindo o livro “Agamenon Magalhães e o ciclo de algodão em Serra Talhada, através do wattssap (87) 9.9668-3435.