Publicado às 04h57 desta segunda-feira (26)

A pesquisa do Instituto Múltipla/Blog do Nill Júnior, divulgada nesse sábado (23), sinaliza para diferentes perspectivas eleitorais, o que na prática permite dizer que algumas conclusões já podem ser detectadas. Se bem que, a margem de erro de 5,7% pode confundir a leitura interpretativa. Na prática, isso quer dizer que algum candidato pode ter um percentual diferente do que o instituto divulgou. Todavia, vamos fazer uma análise sobre a ótica da colocação dos postulantes apresentadas na pesquisa.

A primeira é a de que Márcia Conrado está conseguindo atrair o voto do eleitor, que na sua maioria ou em boa parte, votou em Luciano Duque nas últimas duas eleições. Vale lembrar que esse o processo de transferência de votos que se iniciou a menos de dois anos, e que agora, durante o processo eleitoral vem ganhando mais intensidade.

A pesquisa também aponta que a aprovação do prefeito é de mais de 70%. Isso quer dizer que o prefeito Luciano Duque é hoje uma das peças chave dessa eleição, o que coloca a oposição no seguinte dilema: como desconstruir a gestão Luciano Duque, ao ponto de interferir nos números de Márcia, sem que isso venha afastar ou até assustar o eleitor? É um desafio grande, mas não se pode afirmar que seja impossível.

A que se registrar que Márcia Conrado é hoje seguida no Instagram (rede social mais usadas pelos candidatos) por mais de 18 mil perfis. Esse número é superior ao de todos os outros candidatos juntos. A pesquisa não aferiu um impacto das redes sociais nessa campanha eleitoral, mas a quantidade de seguidores da candidata é também um fator a ser analisado pós-resultado das urnas.

Socorro de Carlos Evandro ainda têm um terreno eleitoral muito grande a ser captado para a sua campanha, tendo em vista o potencial eleitoral do ex-prefeito. Vale lembrar que em 2016, o grupo político do deputado federal Sebastião Oliveira e de Carlos Evandro conseguiu dar a Victor Oliveira algo em torno de 20% das intenções de votos (isso somado aos números que as pesquisas vinham apontando) nas ultimas semanas, fazendo com que o então candidato do grupo obtivesse aproximadamente 44% dos votos válidos. Isso quer dizer que o grupo tem força para dar uma arrancada decisiva na reta final.

Victor Oliveira é, de fato, o candidato com o discurso mais “agressivo” nesta campanha, e por isso deve está mantendo um percentual considerado de intenções votos, alguns dos eleitores de Victor certamente se identificam mais com a sua postura do que com seu projeto de governo.

A incógnita é se essa postura de colocar os adversários no mesmo palanque, de colocar o rótulo de “condenados” sobre os oponentes será o elemento determinante para levar Victor Oliveira a ser eleito prefeito. Em outras eleições já se fez uso de posturas semelhantes, no entanto, o resultado final acabou descredenciando o embate com agressividade. Apesar desse histórico ser desfavorável, dizer que Victor Oliveira é carta fora do baralho, chega a ser um ‘sacrilégio’, porque ele tem buscado assumir um  papel de protagonista nesta campanha e promovido confrontos ‘acalorados’ com seus oponentes. O detalhe é sobre qual é a leitura que o eleitor faz de todo esse ‘calor’, será que aprova ou reprova?

Marquinhos Dantas certamente possuiu mais votos do que a pesquisa aponta, porém, o candidato enfrenta muitas dificuldades na campanha. Não tem tempo no guia, e não tem dinheiro do fundo partidário. Do ponto de vista bíblico, a situação desafiadora seria comparada a de Davi derrotando vários Golias por dia. No entanto, o desenrolar da campanha de Marquinhos poderá influenciar no resultado final, independente de qual seja o vencedor ou vencedora.