Do G1

O presidente de uma das maiores universidades evangélicas dos Estados Unidos concordou a renunciar após uma série de revelações sobre sua vida conjugal e ser acusado de hipocrisia.

As críticas começaram quando Jerry Falwell Jr., que dirigia a Liberty University, no Estado da Virgínia, postou uma foto sua com a braguilha aberta, ao lado de uma mulher, no Instagram.

Depois vieram as alegações de uma pessoa que disse ter tido relações sexuais com Falwell Jr. e a esposa dele.

Famoso defensor do presidente dos EUA, Donald Trump, Falwell Jr. assumiu a faculdade após a morte de seu pai, Jerry Falwell, um proeminente líder evangélico americano.

Falwell fundou a universidade na década de 1970, bem como o movimento conservador Moral Majority (Maioria Moral, em tradução livre).

Falwell Jr. assumiu o comando da faculdade em 2007. Segundo o Washington Post, por vários anos, ele era conhecido e respeitado por ter “tirado a universidade de dívidas, arrumar as finanças, fazer melhorias no campus e aumentar consideravelmente o número de matrículas”.

“Ele foi manchete no país inteiro quando endossou Trump em 2016, uma dos primeiros líderes evangélicos a fazer isso”, diz o jornal.

Quais são as alegações?

A foto da braguilha aberta, postada em seu perfil no Instagram e deletada em seguida, provocou indignação e acusações, tanto por defensores da esquerda quanto da direita, de hipocrisia. Logo, começaram a aparecer pedidos para que ele renunciasse.

Em seguida, a Liberty University solicitou que Falwell Jr. tirasse uma licença por tempo indeterminado, o que ele fez.

Outras alegações surgiram. Na segunda-feira, Giancarlo Granda, sócio de Falwell Jr., disse à agência Reuters que teve um relacionamento sexual de seis anos com o líder evangélico e sua esposa, Becki Falwell.

“Becki e eu desenvolvemos um relacionamento íntimo e Jerry gostava de assistir do canto da sala”, disse Granda em uma entrevista.

Um advogado de Falwell Jr. disse à Reuters, antes de a matéria ser publicada, que seu cliente “nega categoricamente tudo o que pretendia se publicar sobre ele”.

No domingo, Falwell Jr divulgou um comunicado ao Washington Examiner dizendo que sua esposa teve um caso extraconjugal e que o homem envolvido havia ameaçado “constranger deliberadamente minha esposa, família e a Liberty University”.

Ele também falou sobre o “custo emocional” que o caso está causando nele.

O código de honra da universidade declara que “as relações sexuais fora de um casamento biblicamente ordenado entre um homem nascido homem e uma mulher nascida mulher não são permitidas na Liberty University”.

Houve várias notícias conflitantes no início desta semana sobre seu pedido de renúncia. As mais recentes, entretanto, são de que ele teria confirmado a renúncia ao “Wall Street Journal” e à rede ABC News.