Publicado às 12h20 deste domingo (23)

A coluna “Viagem ao Passado” resgata neste domingo a imagem histórica do time do Grêmio de Serra Talhada, que durante o final dos anos de 1960 e início dos anos 1970 fez muito sucesso pelos campos da cidade e também revelou grandes nomes para o futebol brasileiro, entre eles, Góia e Fernando da Favela, além de Paulo Moura, o imortal “Bico de Aço”.

Na primeira foto temos a seguinte formação: em pé; Inaldo de João Março, Daguinha, Lelinha, Zau, Cambri. Agachados; Delmiro, Paulo Moura, William Ferreira, Fernando da Favela e Nego Goia. Já a escalação dos atletas da foto abaixo vai ficar a cargo dos nossos atentos amigos Faroleiros.

Nesse período o Grêmio Futebol Clube era um dos melhores times amadores da região. Um dos destaques deste time era Fernando da Favela, que jogava no meio campo com a camisa 10. Daguinha, que hoje reside na cidade de Leme-SP, era um dos melhores goleiros da cidade. Tinha muito reflexo, elasticidade e agilidade. Nessa época não existia o estádio “Pereirão” e os jogos eram realizados no campo da várzea.

DONA MAURA FOGUETEIRA, UMA DAS GRANDES BALUARTES DO FUTEBOL DE SERRA TALHADA

Dona Maura Fogueteira morava em frente ao Grupo Escolar Solidônio Leite, e fabricava fogos de artifícios em sua casa. Dona Maura era desportista, não media sacrifício, e nas festas de natal e setembro, dava um show no céu, com seus fogos de artifícios. Ela fundou o time do Grêmio junto com seu filho Wilson.

Em recente entrevista ao Programa do Farol, transmitido pelo Youtube, o ex-jogador Góia, que recentemente esteve em Serra Talhada, falou direto da Flórida (EUA), sobre suas lembranças dos tempos de futebol na cidade, e sobre outras passagens pelo futebol baiano e Paulista até se formar como Engenheiro.

Apesar de hoje residir nos Estados Unidos, Góia não esquece dos amigos e principalmente da importância de Dona Maura Fogueteira para o esporte no município. Infelizmente, ela ainda hoje é pouco lembrada e sequer recebeu uma homenagem a altura da sua contribuição para o Futebol de Serra Talhada.