Publicado às 14h15 desta quarta-feira (15)

O Hospam atingiu mais de 100% da capacidade

Com o avanço vertiginoso das contaminações por Covid-19 em Serra Talhada, onde já ultrapassamos mais de 1 mil casos [veja aqui], o Hospam (Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães) registrou – pela primeira vez – mais de 100% de ocupação na UTI-Covid e na enfermaria-covid, no sábado (11) e domingo (12).

A revelação é do diretor da unidade, João Antônio Magalhães. Preocupado, ele disse – durante entrevista ao Frequência Democrática, dos comunicadores Francys Maia e Giovanni Sá, nesta quarta (15), que a demanda de casos graves da doença vem aumentando no hospital.

“O Hospam atingiu mais de 100% de sua capacidade instalada no Hospital neste fim de semana, sábado e domingo o Hospam passou o final de semana inteiro com 19 pacientes internados [no setor covid-19], mais do que a nossa capacidade, que é de 10 leitos de UTI e 8 leitos de enfermaria. [Então] teve um paciente [o 19º] que precisou de internamento de enfermaria, mas como não havia mais vagas, esse paciente teve que ficar na observação do hospital, na emergência”, revelou João Antônio, alertando:

“Então, os números estão aumentando, a demanda que está aparecendo são de pacientes mais graves, com saturação baixa, com comprometimento pulmonar já acelerado. Passamos o final de semana dessa forma.” Até o momento, não há previsão de abertura do Hospital de Campanha, do governo do Estado [saiba mais].

QUAL É A SITUAÇÃO HOJE ?

“Hoje [no Hospam, quarta-feira, 15] houve uma melhora, graças a Deus, tivemos altas e melhoras. E hoje nossa UTI tem 6 pacientes internos e desses, dois estão entubados. E a nossa enfermaria está com 4 pacientes. Então, a UTI está com 60% de ocupação e enfermaria 40%. Hoje, está um dia relativamente tranquilo, hoje”, enfatizou.

GESTÃO ESTRATÉGICA 

“Eu reuni a equipe para gente decidir estratégias para que, quando chegasse o pico da pandemia em Serra Talhada, como está agora, pois estamos numa curva em ascensão né, a gente está subindo [em contaminações], para que não faltasse EPI e nem insumos, materiais médicos e nem medicamentos para os pacientes [no Hospam]. Então, hoje a gente pode garantir com tranquilidade: temos insumos suficientes para atender os pacientes, todos os medicamentos necessários que o médico prescreve ao paciente na ala respiratória nós estamos tendo, bem como EPI’s”, garantiu João Antônio.

EMENDAS DE SEBASTIÃO 

“E as emendas que o deputado Sebastião Oliveira destinou logo no começo, no final do ano passado, com a administração e utilização correta desses recursos, esse recurso rendeu até março e abril e deu para gente entrar na pandemia com um sinal de tranquilidade. E depois tiveram os aportes por parte do Ministério da Saúde no valor de trezentos e setenta e poucos mil reais, e toda a semana a Secretaria Estadual de Saúde disponibiliza um caminhão de EPI para o Hospam. A gente planejou bem lá no começo para que agora, chegando no pico com a curva em ascensão, todos os funcionários estejam com os EPI necessários para atuar, tanto na ala Covid como na área do hospital geral”, afirmou o diretor do Hospam.

LEIA MAIS SOBRE ISSO

Hospam no limite da Covid-19 em Serra Talhada

ST amarga mais 112 casos positivos de Covid-19