Do G1 Mundo

Foto: Oliver Dickinson for IBM/Promare

Um navio-robô sem tripulação, projetado para recriar a jornada histórica do Mayflower através do Atlântico há 400 anos, começou sua travessia no oceano nesta semana.

O Mayflower Autonomous Ship (MAS) saiu em uma jornada de 3.500 milhas (5.630 km) de Plymouth, no Reino Unido, a Massachusetts, nos Estados Unidos.

A viagem está prevista para durar cerca de três semanas, segundo os idealizadores do projeto.

O veículo ainda desenvolverá experimentos durante a jornada, coletando dados sobre a vida marinha e mostras de resíduos plásticos.

A viagem do MAS, criado pela empresa de pesquisa oceânica sem fins lucrativos ProMare e pela gigante da computação IBM, faz parte das comemorações oficiais do Mayflower 400.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

O navio não tripulado foi criado para demonstrar o desenvolvimento tecnológico ao longo dos séculos

O trimarã de 15 metros de comprimento é movido a energia solar. Ele é capaz de atingir uma velocidade de até 10 nós (20 km/h) e é guiado por uma inteligência artificial (IA), que recebe informações de seis câmeras e 50 sensores.

O veículo navegou de Plymouth para as ilhas Scilly na terça-feira (15/06). Na quarta-feira (16/06), partiu novamente e entrou em águas internacionais, segundo os desenvolvedores.

Travessia original durou 2 meses

O diretor do projeto, Brett Phaneuf, disse que estava “incrivelmente nervoso” e que vai “continuar completamente tenso nas próximas três semanas”.

“Sei que todos na minha equipe estão sentindo o mesmo nó na boca do estômago. Ninguém terminou (uma viagem como esta) ainda, mas o tempo está perfeito para isso.”

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

O Mayflower original era uma embarcação de madeira de três mastros, com 30 metros de comprimento, velas de lona e atingia uma velocidade máxima de 3 nós (6 km/ h).

Na época, transportou 102 passageiros e uma tripulação de cerca de 30 pessoas de Plymouth a Cape Cod, em Massachusetts.

A travessia de 1620 demorou mais de dois meses.

A versão 2020 é feita de um composto de alumínio, com um gerador a diesel de reserva para acompanhar as baterias movidas a energia solar.

O progresso do navio-robô pode ser acompanhado pelo site MAS400.