Publicado às 05h25 deste domingo (29)

Por Adelmo Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Inaugurado em 1973, o Estádio Municipal Nildo Pereira de Menezes, o “Pereirão”, em Serra Talhada, era um cartão postal, e vitrine do futebol do interior e o melhor estádio do sertão. Era maior e melhor que o Estádio Cornélio de Barros, da cidade de Salgueiro, o famoso “Salgueirão”. O tempo foi passando, o Salgueirão foi ampliado com o futebol do Salgueiro sendo a grande atração.

Quem diria que um dia veria o Internacional (RS) e o Flamengo (RJ), disputando uma vaga pela Copa do Brasil, contra o time do Salgueiro? Com o Estádio Pereirão aconteceu o contrário, o estádio encolheu foi sendo interditado, e o futebol de Serra Talhada rebaixado da primeira divisão.

Hoje, dá pena ver o estádio que já foi cartão postal e orgulho do sertão. Recebeu Mané Garrincha e a seleção de master, com tantos craques da nação. Até Fio Maravilha, também vestiu a camisa e jogou no Pereirão, que hoje está nesse estado, sem futebol, sem torcida e sem gramado, sendo um grande poeirão.

O Estádio Pereirão, assim como foi o CIST e o Rio Pajeú, está tendo um final triste cheio de decepção. Foram todos abandonados sendo vítimas dos descasos dos políticos e secretários, que entraram de gaiatos pra garantir seus mandatos.

Não tiveram a competência de fazer boa gestão, e quem sofreu as consequências foi o futebol da cidade e o “Estádio Pereirão”. Hoje só resta a saudade do futebol que havia no estadio com a torcida assistindo na maior empolgação.

Lembro do Comercial, Ferroviário, Serrano e do Serra Talhada F.C. Que promoviam a cidade pelos cantos da nação. É uma vergonha para Serra Talhada, uma cidade com quase 100 mil habitantes, além de não ter um time de futebol na primeira divisão, não preserva o único estádio que é vítima do descaso e omissão.

Pobre Estádio Pereirão, quem te viu e quem te ver, não dá pra acreditar, não dá pra compreender. Aos 46 anos nunca teve uma reforma. Já aconteceu de tudo, jogo com portões fechados, com banheiros interditados e com o locutor narrando, sentado à beira do gramado. Foi elegendo políticos que nunca jogaram bola, hoje está abandonado sem futebol e sem glória. Isso pra Serra Talhada, é mais uma página triste, que envergonha a sua história.