O que acontece se você beber todos os dias? Médicos esclarecem - Imagem: Getty Images
O que acontece se você beber todos os dias? Médicos esclarecem – Imagem: Getty Images

Com informações do Metrópoles

Quando o assunto é fim de ano é impossível não ficar na expectativa para as festas e confraternizações com familiares e amigos. Normalmente esses eventos também são acompanhados por bebidas alcoólicas, e é bem comum que a quantidade ingerida acabe sendo exagerada. Nesses casos, você sabe o que acontece com o seu corpo caso você tomar bebidas alcoólicas todos os dias?

De acordo com o endocrinologista e nutrólogo Rodrigo Neves, que atua em São Paulo, o consumo diário de álcool pode gerar uma série de problemas graves para o organismo, afetando desde o metabolismo até o funcionamento de órgãos vitais.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“O álcool sobrecarrega o fígado, prejudicando sua capacidade de metabolizar glicose e lipídios. Isso pode causar resistência à insulina e acúmulo de gordura no organismo, aumentando o risco de obesidade e de doenças metabólicas”, explica o médico.

Além disso, esse consumo em excesso também acaba interferindo no equilíbrio hormonal do nosso organismo.“O consumo contínuo altera a função de glândulas como a hipófise e as adrenais, afetando a produção de hormônios importantes, como o cortisol e os hormônios sexuais. A longo prazo, essas mudanças podem levar a disfunções hormonais severas”, completa Neves.

Já o gastroenterologista Juliano Antunes Machado, da Rede Mater Dei de Saúde, destaca os danos graves ao fígado e a outros órgãos. “Beber álcool todos os dias pode causar lesões hepáticas que evoluem de inflamações até a cirrose, danos mais graves na estrutura do fígado. Em casos mais graves, a cirrose pode se transformar em câncer hepático”, explica.

Em cima disso, há ainda a possibilidade de outros problemas quando ocorre um consumo de forma crônica. “O álcool também afeta o pâncreas, aumentando o risco de pancreatite aguda e câncer de pâncreas. A longo prazo, pode provocar atrofia cerebral, alterações sensoriais e perda de atenção, especialmente em pessoas idosas”, aponta Machado.

Saiba o que acontece com o corpo se você beber álcool todos os dias:

1 – Deficiências nutricionais

A absorção de nutrientes essenciais como vitaminas e minerais pode ser afetada com o consumo diário de álcool, isso se dá graças a interferência no funcionamento do intestino delgado.
A médica nutróloga Cibele Spinelli explica que o álcool reduz a absorção de glicose, aminoácidos e gorduras, além de comprometer a captação de vitaminas como tiamina (B1) e folato (B9) e minerais, como zinco, ferro e selênio. “Essas deficiências podem causar sintomas como fadiga, anemia, fraqueza muscular e maior suscetibilidade a infecções”, alerta.

2 – Ganho de peso

Por ser muito calórico (7 kcal por grama), o álcool é um grande responsável pelo aumento de peso de quem o consome. Além disso, como interfere no funcionamento do metabolismo do nosso fígado, o órgão prioriza a quebra do álcool ao invés da gordura, o que facilita o acumulo de tecido adiposo. “Beber frequentemente também pode aumentar o apetite e levar a escolhas alimentares menos saudáveis”, destaca Spinelli.

3. Controle da glicemia e diabetes

O consumo regular de álcool impacta diretamente o controle da glicemia. Segundo o gastroenterologista Juliano Antunes Machado, ele pode elevar os níveis de glicose, agravando condições pré-existentes como o diabetes. “Em consumos crônicos, o álcool pode causar pancreatite, que, por sua vez, pode evoluir para diabetes”, explica.

Além disso, o endocrinologista Rodrigo Neves complementa que a bebida inibe a produção de glicose no fígado, podendo causar hipoglicemia, especialmente em pessoas em jejum ou que usam insulina. “O consumo frequente também contribui para a resistência à insulina, aumentando o risco de diabetes tipo 2″, alerta o médico.

4 – Impactos no controle hormonal

Beber todos os dias também altera a produção de hormônios importantes, como a testosterona e o estrogênio. Juliano explica que, nos homens, a redução dos níveis de testosterona provoca perda de massa muscular e diminuição da libido. Já nas mulheres, especialmente aquelas em reposição hormonal, o consumo diário aumenta o risco de câncer de mama.

Um grupo de amigos brindando com canecas de cerveja em um pub

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Como minimizar os efeitos do álcool durante confraternizações

Mas calma, se você pretende beber nas festas de fim de ano e também preocupado com as consequências, é possível seguir algumas dicas que podem ajudar a minimizar o prejuízo; confira.

Coma antes de beber: iniciar a celebração com uma refeição rica em proteínas e fibras, como carnes magras, vegetais ou grãos integrais, ajuda a reduzir a absorção rápida do álcool;

Mantenha-se hidratado: alternar doses de álcool e de água ao longo do evento é essencial para evitar a desidratação e reduzir sintomas como dor de cabeça e fadiga no dia seguinte;

Aposte em alimentos antioxidantes: durante a confraternização, inclua opções como frutas cítricas, folhas verdes e alimentos ricos em zinco e selênio, que ajudam o corpo a combater os danos oxidativos causados pelo álcool;

Beber com moderação: a estratégia mais eficaz é controlar a frequência e a quantidade de álcool ingerido, evitando o consumo excessivo, mesmo em ocasiões festivas.