Fotos: Farol de Noticias/Max Rodrigues

Publicado às 04h18 desta quarta-feira (15)

Por Clayson Cabral, especial para o Farol

Em pleno século 21, onde as gerações estão cada vez mais antenadas às novas tecnologias, onde mais pessoas curtem as novidades do fantástico mundo do mercado tecnológico dos carros ultra modernos, ainda existem aqueles que vivem e admiram o nostálgico ‘carango’ retrô. Aqui mesmo em Serra Talhada temos um exemplo de admiração por carros antigos.

O comerciante Edmundo Francisco de Lima, 61 anos, mais conhecido por ‘Edmundo Bijuterias’, morador do bairro de São Cristóvão, em 2007 comprou um Fiat 147 GL ano 1978 que se tornou uma espécie de xodó e amuleto em sua vida. Carismático, ele conta com orgulho a paixão que tem pelo “azulão”, como carinhosamente chama o veículo. Edmundo garante que o automóvel preserva até hoje todas as peças originais do ano em que foi fabricado: “Eu nunca troquei nenhuma”.

“Sou apaixonado por este carro”, conta o comerciante. “Ando por todo o canto, não tem dinheiro que me faça vendê-lo e não troco por nenhum outro. Com ele tenho 24 horas de muito zelo. Lavo, tiro a poeira, passo cera e saio direto com minha mulher para namorar”, revelou Seu Edmundo, com orgulho.

Desde que adquiriu, várias propostas de compra do carro foram rejeitadas. “Algumas pessoas já vieram dar lances de R$ 8 mil a R$ 10 mil mas, não teve jeito. Não abro mão do glorioso Fiat 1978. Tenho pena em se desfazer do veículo. Não tem jeito. Não tiro os olhos do carro quando estou na loja”. E é assim até na hora de ir dormir. “Em casa até a noite vou na garagem ver como ele está”, garante.

E de fato, não é para menos. O carro acompanhou boa parte de sua trajetória de vida. Todas as noites, sereno, Seu Edmundo olha para o “azulão” antes do apagar das luzes e pensa: “Ah, quanto tempo!”. E de repente, como num roncar de pneus, lhe vem uma sensação singela de gratidão pelos bons momentos vividos juntos. É como desejar boa noite a um velho amigo…