Publicado às 05h45 deste domingo (27)

Édson Nunes (ENO), colunista do Farol e petroleiro aposentado

O tempo é inimigo dos criminosos. Gradualmente os fatos e verdades surgem. O sigilo de 100 anos cai, o poder e influência para conter a apuração dos crimes desaparecem. O ano de 2023 será devastador para os criminosos, sem a proteção do Estado não terão como fugir das suas responsabilidades. Os registros históricos nos mostram essa realidade. 

Os mitos de Mussolini e Hitler representam um pequeno exemplo de que os crimes não compensam. Outro fator do tempo é o envelhecimento do corpo humano, os limites, enfermidades, dependência emocional, cuidados de terceiros, o sofrimento, a realidade da morte material, o abismo a ser enfrentado do pós-morte; o inferno que plantou que, com certeza, colherá.

Esse é ímpeto de cachorro que fica remoendo osso duro sem tutano e carne, que parte para cima dos outros com raiva e ódio; para poder continuar mordendo o osso, que não tem nada nutritivo, para se manter vivo. Simbolicamente é o cachorro do Bolsonarismo radical deliciando e mordendo o osso, mito que o envenena e o deixa sem norte.

Esse é  o motivo que o melhor investimento humano é plantar e cultivar nas suas ações o amor de Deus, o perdão, o amor ao próximo. Isso garante ao espírito estado permanente de luz, suavidade, paz e amor de Deus presente na sua vida.

O fanatismo produz escravos voluntários, raivosos, iludidos e dominados pela ignorância. A leitura e o estudo com acesso de todos ao conhecimento liberta. Não há liberdade para quem não se empenha em acumular conhecimento amplo, não somente dentro da filosofia de uma religião ou de um currículo, títulos e diplomas escolares,  em quem resiste e tem preguiça de estudar, de conhecer a ciência e tecnologias, a história, a cultura popular, etc.

Para estes sobram ossos de Mitos do nazismo e fascismo que os alimentam de eterno revanchismo, os mantém escravos de seus projetos de poder, de fascistas e nazistas criminosos.