O presidente da Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada (FCCST), Tarcísio Rodrigues, durante uma entrevista a uma emissora de rádio nesta sexta-feira (16), fez um apelo ao ladrão que furtou os óculos do cangaceiro Lampião do museu da cidade. 

E admitiu até dar o caso por encerrado, sem envolver a Justiça, caso o meliante repense o ato e queira devolver o utensílio histórico. O óculos foi roubado na noite do último domingo (11), em período de visita, e tem um valor histórico inestimável.

“Há uma possibilidade que o ladrão ainda esteja entre nós. Seja alguém de Serra  Talhada. Se ele estiver me ouvindo e queira devolver os óculos, basta me ligar, respeito o anonimato, e deixe em qualquer local da cidade. Garanto que darei o caso como encerrado”, apelou Rodrigues. “Agora o trabalho de investigação a polícia deve continuar”, avisou. 

Tarcísio Rodrigues também é escritor e pesquisador do cangaço. Segundo ele, há apenas três modelos de óculos usados pelo “Rei do Cangaço” expostos em museus do país. O da Casa da Cultura era um desses modelos. “O ladrão não fez apenas um furto. Ele furtou um pedaço da nossa história. Foi um ato extremamente egoísta”.

 Sistema de Segurança

Ainda preocupado com a repercussão do caso, Tarcísio Rodrigues fez questão de isentar o prefeito Carlos  Evandro do episódio e lamentou a utilização elitoreira do fato. “É um caso de polícia e não de política. A Casa da Cultura tem autonomia financeira, política e de gestão. O prefeito não tem nada haver com isso”. Ele aproveitou para informar que o museu vai receceber monitoramento de câmaras de segurança no início de 2012. “Agora em janeiro vamos instalar câmeras no local. O projeto já está sendo preparado”.

Veja a repercussão nacional do fato clicando aqui: watch?v=MB_7rPWR7Mo