Vários prefeitos Brasil à fora estarão em Brasília, nesta quarta-feira (30), numa mobilização em favor da divisão dos royalties oriundos da exploração da camada do pré-sal. De acordo com o texto ora  em tramitação no Congresso Nacional, a partilha dos lucros advindos dos royalties deverá beneficiar tanto Estados produtores quanto os que não estão na zona do pré-sal, como Pernambuco. A camada está localizada nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo).  
 
“Meu irmão, (o projeto) se aprovado como está, isto vai significar cerca de R$ 2 milhões por mês para os cofres da prefeitura. Ou seja, mais obras e investimentos para o municipio. Temos que lutar de maneira incansável”, sonha Carlos Evandro, garantindo que vai viajar para Brasília. “Conversei hoje com vários colegas prefeitos e todos só pensam nisso”, confessou “Carlão.”
 
Já o prefeito de Flores Marconi Santana (PR), não se limitou à participar da marcha dos prefeitos. Na semana passada, ele realizou uma mobilização em frente a própria prefeitura, juntamente com servidores e populares em defesa do repasse dos royalteis. Entretanto, a batalha promete ser difícil.

Os  governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e Espírito Santo, Renato Casagrande, insistem nos argumentos contra a partilha de forma igualitária, alegando que isso daria prejuízos aos Estado produtores. Há pouco tempo foi realizada um grande ato público no Rio de Janeiro e o destaque foi o pronunciamento da apresentadora Xuxa Meneguel, que declarou ser contra a divisão igualitária, “pois era como estar sendo roubada dentro da própria casa”.