Do Diário de PE

A poluição do ar provoca a morte de 600.000 crianças com menos de 15 anos a cada ano em razão de graves infecções respiratórias, alertou a OMS nesta segunda-feira.

A poluição do ar é o “novo cigarro”, afirmou o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus no site da organização, que realiza entre hoje e quinta-feira a primeira conferência mundial sobre “a poluição do ar e a saúde”.
A OMS publicou um relatório em que alerta que 93% dos menores de 15 anos no mundo (1,8 milhão de crianças) respiram diariamente um ar contaminado que prejudica sua saúde e crescimento. Em 2016, a poluição do ar causou a morte de 543.000 crianças menores de 5 anos e de 52.000 crianças com entre 5 e 15 anos em razão de infecções respiratórias, aponta o relatório. Uma das razões que explicam a maior vulnerabilidade das crianças à poluição é que elas respiram mais rapidamente que os adultos e, por isso, absorvem mais poluentes, explica a OMS.
Segundo a OMS, 91% dos habitantes do planeta respiram ar contaminado, o que provoca 7 milhões de mortes a cada ano. “Esta crise de saúde pública deve receber maior atenção, há um aspecto crítico que tem sido negligenciado: o fato que a poluição do ar afeta principalmente as crianças”, ressalta a OMS no relatório.
Segundo a organização, as mulheres grávidas expostas ao ar poluído são mais propensas a dar à luz prematuramente.