Onças estão devorando criações de bodes e ovelhas em ST

Publicado às 06h desta terça-feira (3)

Os moradores da zona rural de Serra Talhada, mais especificamente, os criadores da caprino e ovinocultura que vivem nas proximidades da Serra do Brabo, estão passando por um verdadeiro drama com suas criações com o surgimento de um bando de onças. De acordo com um dos criadores, que pede para não ser identificado, tiveram moradores que perderam cerca de 40 animais e outros que venderam o rebanho por conta dos predadores.

“Há cerca de dois anos o Ibama disse que as onças estavam em extinção e soltaram algumas onças lá próximo a Serra do Brabo, soltaram várias onças próximo ao meu terreno. E há dois ou três meses elas estão em mais quantidade. Os vizinhos dizem que estão vendo onças com facilidade, passando na estrada vê onças com menos de 50 metros de distância e estão causando enormes prejuízos aos pequenos criadores de bode e ovelha”, comentou o morador, completando:

“São pessoas que vivem dessa renda e já tem a dificuldade de combater as doenças e agora perdendo os animais. Teve um vizinho que perdeu mais de 40 cabeças, teve que vender, outros estão vendendo o rebanho todo. E eu acho que foi um erro do Ibama que quis povoar novamente, mas agora está acabando com as criações. Tem muitas pessoas que fecharam os currais. Acho que tem que tomar uma providência. O lugar mais forte que eu achei para buscar fazer alguma coisa foi a mídia, porque os moradores estão apavorados”.