Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Por Metrópoles

Nesta terça-feira (10/10), o Ministério das Relações Exteriores brasileiro informou que contratou um ônibus para ajudar na repatriação de 26 brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Organizado pelo Escritório de Representação do Brasil em Ramallah, o resgate dos cidadãos está marcado para um ponto de encontro localizado ao sul do território palestino, em Rafah.

O Itamaraty, ainda nesta terça-feira, informou que em decorrência do aumento das hostilidades israelo-palestinas, os primeiros brasileiros começaram a serem repatriados já se deslocaram para os pontos de encontro designados, em Jerusalém e em Tel Aviv. De acordo com o órgão, cinco ônibus foram disponibilizados, com saída da duas cidades em direção ao Aeroporto Ben-Gurion.

Embora a data e o horário da partida ainda não tenham sido divulgadoso, o Itamaraty recomenda que todos os brasileiros interessados entrem em contato pelo telefone + 972 (59) 205 5510 para obter mais detalhes e a documentação necessária.

Como será a repatriação

A primeira aeronave KC-30 (Airbus A330 200) direcionada para resgatar brasileiros em território israelense chegou a Tel Aviv às 15h41 (9h41 no horário de Brasília). O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) havia partido do Brasil no domingo (8/10) e permaneceu em Roma até às 11h42, horário local (6h42, horário de Brasília) desta terça-feira (10/10), quando decolou para Israel.

O segundo voo deve deixar Tel Aviv por volta das 12h (horário de Brasília) desta quarta e chegar ao Brasil às 23h do mesmo dia, com pouso previsto para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão.

A terceira aeronave vai decolar no início da tarde desta quinta-feira (12/10) de Tel Aviv, com paradas em Lisboa e Recife, e deverá pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (13/10).

O quarto avião deixará Tel Aviv no início da tarde desta sexta e chegará ao Brasil no mesmo dia. O desembarque será no Galeão.

A quinta aeronave, um KC-30, vai decolar da capital israelense no sábado (14/10) e deve chegar ao Brasil no mesmo dia. O avião deve pousar no Galeão com os brasileiros repatriados.