Do Diario de Pernambuco 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM), das Nações Unidas, reconheceu o novo recorde de temperatura no Ártico: 38ºC registrados na cidade russa de Verkhoyansk, em 20 de junho do ano passado, durante uma onda de calor siberiana excepcional e prolongada. As temperaturas médias em toda a região atingiram 10°C naquele verão, levando a uma grande perda de gelo marinho e alimentando incêndios devastadores.

A temperatura registrada em Verkhoyansk, mais condizente com o Mediterrâneo do que com o Ártico, foi medida em uma estação de observação meteorológica.”Esse novo registro faz parte de uma série de observações relatadas ao Arquivo OMM de Extremos de Tempo e Clima que soam o alarme sobre a mudança climática. Em 2020, também houve um novo recorde de temperatura (18,3°C) para o continente Antártico”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.
“Os investigadores da OMM estão, atualmente, procurando verificar as leituras de temperatura de 54,4°C registradas em 2020 e 2021 no lugar mais quente do mundo, o Vale da Morte, na Califórnia, e validar um novo registro de temperatura europeu relatado de 48,8°C na ilha italiana da Sicília este verão”, continuou Taalas. “O Arquivo de Extremos de Tempo e Clima da OMM nunca teve tantas investigações simultâneas em andamento”, disse.
O Ártico está entre as regiões de aquecimento mais rápido do mundo, em um ritmo que é mais do que o dobro da média global. A temperatura extrema e as mudanças climáticas em curso levaram um painel de especialistas da OMM a adicionar uma nova categoria climática — “temperatura mais alta registrada em ou ao norte de 66,5°, o Círculo Polar Ártico” — ao seu Arquivo Internacional de Extremos de Tempo e Clima. Esse relatório inclui as temperaturas mais altas e mais baixas do mundo, precipitação, granizo mais pesado, período de seca mais longo, rajada de vento máxima, relâmpago mais longo e mortalidade relacionada ao clima.
Área crítica
A criação da categoria significa que ambas as regiões polares estão, agora, representadas. Desde 2007, a OMM listou os extremos de temperatura para a região Antártica (regiões polares a 60° ou ao sul, correspondendo às áreas de terra e de gelo incluídas no Tratado da Antártica. Verkhoyansk fica a cerca de 115km ao norte do Círculo Polar Ártico, e a estação meteorológica tem observado as temperaturas desde 1885. A cidade está localizada na parte norte da República de Sakha (Yakutia), em uma região do leste da Sibéria que apresenta uma seca extremamente severa e clima continental (inverno muito frio e verão quente).
“Fundamentalmente, essa investigação destaca o aumento das temperaturas ocorrendo em uma região climática importante do mundo. Por meio do monitoramento e da avaliação contínuos dos extremos, podemos permanecer informados sobre as mudanças que ocorrem nessa região crítica do mundo, o Ártico Polar”, disse o Randall Cerveny, relator de Clima e Extremos do Tempo da OMM. “O relatório destaca a necessidade de sustentar observações de longo prazo que nos forneçam referências do estado do sistema climático.