Fotos: Alejandro García/Agência Papiro

Cerca de 250 pessoas compareceram à 5ª Plenária do Orçamento Participativo de Serra Talhada, no bairro da Cohab, na tarde deste sábado (8). Um dos destaques da edição foi a grande participação dos adolescentes e jovens, que fizeram questão de atuar intensamente nas discussões. Num levantamento realizado pela secretaria de Finanças, a Cohab destacou-se como o menos inadimplente quanto ao pagamento do IPTU.

O déficit registrado na localidade quanto à quitação do imposto é de 41%, enquanto a média de não pagantes nos demais bairros ultrapassa 70%. “Por isso, estamos aproveitando para discutir propostas de melhorias e alertar as comunidades que ajudem também a prefeitura a efetuar essas mudanças contribuindo com o IPTU”, comentou o secretário de Finanças, Marcondes Osório, durante a abertura da plenária.

Entre as necessidades urgentes do bairro, os moradores cobraram do governo calçamento e saneamento; construção de praça de esporte e lazer, posto de saúde, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), ampliação e ensino integral dentro da escola Nossa Senhora Penha; além da construção de uma creche/escola no bairro e uma cozinha comunitária.

Dentro das reivindicações dos jovens, destaque para o pedido de uma biblioteca pública e ações culturais para ajudar no combate às drogas. Após a plenária, será criado o fórum permanente de delegados do bairro com a missão de cobrar e acompanhar o andamento das ações efetuadas pela prefeitura. Discursando ao final do fórum, o prefeito Duque anunciou a construção de um posto de saúde no bairro.

“Nós já garantimos a construção de um posto de saúde no bairro, e cadastramos junto ao Governo Federal uma escola em tempo integral para a Cohab. Preparamos também projeto de pavimentação para esta comunidade, que já está cadastrado também junto ao governo federal. Além disso, cadastramos outro projeto, agora, de uma Academia da Saúde para o local. Minha certeza é que, no último dia desse mandato, estarei de cabeça erguida porque teremos muitas obras para mostrar”, disse.

Além da Cohab, os bairros que já receberam as plenárias populares foram Ipsep, Mutirão, Baixa Renda, Borborema e Caxixola. O próximo Orçamento Participativo de Serra Talhada irá acontecer na zona rural, no distrito de Santa Rita. No local, serão oferecidos trabalho sociais como corte de cabelo, manicure e pedicure. Pela manhã, a comunidade vai receber ainda o Mutirão da Saúde.

Da Assessoria de Comunicação