Operação PF explodiu casa errada em Serra TalhadaPublicado às 17h40 desta quarta-feira (12)

Fotos enviadas pela família com exclusividade  ao Farol

EXCLUSIVO

Uma ação que fazia parte da operação Metástase, deflagrada nesta manhã por equipes da Polícia Federal (PF) em Serra Talhada, Salgueiro, Parnamirim e Ouricuri [saiba detalhes] acabou realizando uma grande ‘trapalhada’ com equipes invadindo uma casa errada, na Rua Luiz Olavo de Andrade, no bairro AABB. Na residência mora a empresária Gildete Lima, do Hortifruti O Verdão, e sua filha Maria Carolyne, bacharel em Direito e servidora do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

O Farol foi procurado nesta tarde pelo advogado da família, Euclides Carvalho Fernandes, que informou que vai representar no Ministério Público Federal (MPF) contra o delegado da PF que chefiou a invasão desastrosa, acionar o juiz que autorizou a operação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Corregedoria do Tribunal de Justiça, além de exigir danos morais por todo o terror vivenciado e constrangimento sofrido pelas suas clientes. Já nas primeiras horas da manhã uma equipe de elite da PF invadiu a casa explodindo bombas nas portas.

Operação PF explodiu casa errada em Serra Talhada

“Elas me ligaram chorando, isso foi um absurdo! Explodiram a casa e quando entraram disseram simplesmente que foi um engano, mas sabemos que não foi. Na verdade, foi abuso de autoridade, porque tivemos acesso a um despacho do juiz dizendo que o endereço estava errado, era uma operação para ser feita na Rua João Kerhle, não na Luiz Olavo de Andrade. E mesmo cientes desse despacho eles invadiram a casa, fazendo dessa operação uma trapalhada violenta”, afirmou o advogado Euclides Carvalho Fernandes, esclarecendo:

“Acabaram invadindo a casa de uma família distinta em nossa comunidade, honesta e íntegra. Por falha da Polícia Federal era para ser cumprido em outro endereço. O despacho emitido pelo juiz de Salgueiro também foi de forma ilegal, pois ele não era o juiz competente, incorrendo eles – tanto o juiz estadual da Vara Criminal de Salgueiro bem como o senhor delegado da Polícia Federal de Salgueiro – em crime de abuso de autoridade”.

“ISSO FOI UM ABSURDO!”

Operação PF explodiu casa errada em Serra Talhada

Euclides Carvalho Fernandes demonstrou grande indignação com o caso. Como profissional do Direito, ele tem recebido o apoio de vários especialistas na área que compartilharam o sentimento de frustração e indignação com o trabalho da Polícia Federal.

“Isso foi um absurdo! Em pleno regime democrático de direito acontecer um abuso dessa magnitude. É preciso denunciar! Quem pagará os estragos materiais e psicológicos dessas moradoras? Vou representar no MPF contra o delegado e no CNJ e corregedoria do Tribunal de Justiça contra o magistrado e pedir indenização por danos morais”, garantiu.

Operação PF explodiu casa errada em Serra Talhada

“A casa é nova, essa casa não tem 30 dias que foi construída com os esforços honestos da empresária Gildete, não tem um mês que ela se mudou para lá. Essa trapalhada foi injustificável. Um grande abuso de autoridade, fruto de uma investigação muito mal feita. E mesmo sabendo que o endereço estava errado, eles explodiram bombas e depois disseram que foi engano”, lamentou o advogado Euclides Carvalho Fernandes.

FIQUE POR DENTRO

Durante a operação Metástase foram cumpridos 5 mandados de prisão preventiva (MPP) em Serra Talhada e 6 de busca e apreensão (MBA). Em Salgueiro foram 2 MPP e 2 MBA, Ouricuri 3 MPP e 4 MBA, Belém de São Francisco 1 MPP, Parnamirim 1 MPP e 1 MBA, Brejo Santo/CE 1 MPP e 01 MBA, Crato/CE 1 MPP  e 1 MBA e Porteiras/CE 2 MPP e 02 MBA.

Os ilícitos investigados são de associação para constituição de milícia privada, homicídio, agiotagem, extorsão, segurança privada ilegal e jogos de azar, cujas penas ultrapassam os 40 anos de reclusão. Todos os presos passarão por audiência de custódia e posteriormente serão encaminhados para o CREED – (Centro de Reeducação da PM-PE) e COTEL – (Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna). O nome da operação faz analogia à capacidade de espalhamento do câncer por outros órgãos do organismo humano.

Operação PF explodiu casa errada em Serra Talhada