pt-x-psdb1Por Jorge Apolônio, Policial Federal e integrante da Academia Serratalhadense de Letras (ASL)

Ao longo dos anos, você vai comprovando algumas verdades como sendo de fato “verdadeiras” e refutando outras por serem falsas  verdades. Uma das verdades “verdadeiras” da vida é que tudo na vida tem seu preço, inclusive a covardia. É fato incontestável.

Durante 12  anos, a covardia com que o PSDB tem feito oposição ao PT causa um imenso mal ao Brasil. Numa democracia que se preze, a oposição tem tanta importância quanto o governo, senão democracia não é. Uma oposição forte torna a democracia também forte. Mas uma oposição para ser forte não precisa ser raivosa como era a do PT ao PSDB. Isso também faz mal ao país e à democracia. Uma oposição para ser forte precisa ser vigilante, atuante, contestadora e competente para apresentar alternativas. Sem ódio.

E por que essa crítica exclusiva ao PSDB, se existem outros partidos de oposição? Porque o PSDB é o principal partido da oposição. Porque o PSDB é o único partido de oposição que tem estrutura e quadros à altura para fazer uma oposição consistente e decente como o Brasil merece e precisa, mas não faz com o empenho devido, se acovarda. Essa leniência com que atua o PSDB, e a oposição como um todo, permitiu que o PT se tornasse essa Hidra, esse monstro que solapa a democracia e a coisa pública no Brasil.

Não é segredo para ninguém o aparelhamento do estado brasileiro perpetrado pelo PT. Os escândalos e desmandos desse partido e seus aliados se sucedem diariamente e até se banalizam. Grande parcela da população já nem se indigna mais. Mas deveria.

Vejam o escândalo da Petrobras. Alberto Youssef disse que Lula e Dilma sabiam das práticas de corrupção dentro daquela empresa. Ele pode ter mentido? Pode. Mas, se ele só ganha a liberdade se falar a verdade e provar, por que iria mentir? Não tem lógica. Ele é um cara inteligente. Se for verdade que Dilma sabia dessa corrupção e se beneficiou dela, a presidente sofrerá impeachment. Lei 1079/50.

A covardia do PSDB vai custar ao povo brasileiro mais quatro anos de governo petista. Pelo que o PT já demonstrou ao longo de 12 anos, outros escândalos virão. A menos que a presidente Dilma seja destronada pelo escândalo da Petrobras. Dura lex sed lex.