Por Aldineia Pereira, serratalhadense e mestranda em Química pela Universidade de São Paulo (USP)

Democracia vem do grego, demo = povo e cracia = governo, isto é, governo do povo. Estar dentro de uma democracia significa ter liberdade de expressão. Às vezes fico me indagando sobre o momento político que estamos vivendo, será mesmo que temos liberdade de expressão? Será que a grande maioria do povo sabe o que significa isso? Restringindo para o âmbito de Serra Talhada, o povo serratalhadense entende sobre DEMOCRACIA?

Serra Talhada está vivendo um momento em que uma onda de politiqueiros assolam a cidade, isto é, indivíduos que fazem uso de processos pouco corretos, como por exemplo, destruir propaganda política dos adversários, usar a força física ou até acabar com  a vida do outro (espero que esse último exemplo não aconteça). Agora eu fico me perguntando, essas pessoas que praticam tais atos sabem o que é política? Elas estão dando o devido valor ao nosso direito de decidir quem será nosso representante? E os candidatos aos quais elas apoiam, o que fazem para coibir tais práticas? Eles comungam do mesmo PENSAMENTO? Ou será que os “politiqueiros” fazem isso por que tomam como exemplo seus candidatos?

“Serra está vivendo um momento em que uma onda de politiqueiros assolam a cidade, isto é, indivíduos que fazem uso de processos pouco corretos, como por exemplo, destruir propaganda política dos adversários, usar a força física ou até acabar com  a vida do outro”

Temos que entender a diferença entre discussão política e briga política. Na primeira usamos a cabeça, nosso direito de expressão, enquanto na segunda é usada a força física. Se nada for feito para coibir essa última, pode ser que a primeira seja banida. Digo mais, pessoas que usam a força física são pessoas alienadas, são pessoas que não sabem usar o poder da razão e agem pela emoção do momento, e é por conta disso e de outras coisas a mais que podemos afirmar que a POLÍTICA está sendo deformada.

O mais interessante é que esses fanáticos pouco se importam com as propostas políticas. Que amor é esse que transpassa a vontade de ver uma cidade melhor? São tão fanáticos que não se importam nem com o que vai acontecer com eles, caso os homens da lei queiram agir. Então se eles não estão interessados com o que vai acontecer com si próprio, imagina com o próximo, e é aí que as “brigas” políticas reinam. Pois não se tem o direito de fazer críticas aos candidatos deles. Nesse caso terá que decidir: ou se cala e não expressa sua opinião ou então a expõe e espera a “briga” acontecer.

Pessoal política é sinônimo de organização, onde o povo se junta e elege os representantes. Vamos deixar o fanatismo de lado e discutir as propostas dos candidatos e assim decidir quais são as melhores para poder eleger o mais preparado. Sabemos que as propostas são importantes, mas temos que conhecer em quem estamos votando, porque se o candidato que almejamos colocar no poder  não for de caráter, as propostas do mesmo não sairão do papel. Então seria bom que todos comungassem do mesmo querer: uma Serra Talhada melhor, onde a PAZ reine e a verdadeira POLÍTICA aconteça.

“Pessoal política é sinônimo de organização, onde o povo se junta e elege os representantes. Vamos deixar o fanatismo de lado e discutir as propostas dos candidatos e assim decidir quais são as melhores para poder eleger o mais preparado”