POR ROSANA NUNE DE SÁ, FAROLEIRA

A IDEIA DE SER POLÍTICO NÃO SE BASEIA APENAS NO ATO DE PRESTAR SERVIÇOS A POPULAÇAÕ EM CARGOS ELETIVOS, NAS ESFERAS DO EXECUTIVO OU LEGISLATIVO, MAS TAMBÉM EM PARTICIPAR DOS PLEITOS ATRAVÉS DO VOTO, COMO UM SER ANALÍTICO CRÍTICO, QUE VISLUMBRA O SEU CANDIDATO ACORDADO EM CRITÉRIOS ÉTICOS QUE NORTEIAM O CARÁTER DO POLÍTICO, NA SUA FORMA TANTO IMPLÍCITA COMO OBJETIVA.

NÃO TEM COMO O HOMEM FUGIR DESSA REALIDADE TÃO HUMANA, DE QUE TAL SER É UM POLÍTICO EXISTENCIAL NATO, POR MEIO DE SEUS ATOS ORGANIZACIONAIS, INTERATIVOS E IDEOLÓGICOS EM LIDAR COM A SOCIEDADE E O GRUPO DO QUAL FAZ PARTE. JEAN JACQUES ROUSSEAU, COMO UM GRANDE FILÓSOFO E CIENTISTA POLÍTICO, NOS ESCLARECE TAIS FUNDAMENTOS EM SEU LIVRO O CONTRATO SOCIAL, A RELAÇÃO O HOMEM E A POLÍTICA.

ELE NOS ADVERTE TAMBÉM SOBRE AQUELES QUE NÃO RESPEITAM TAIS PRINCÍPIOS E REQUISITOS DA ÉTICA DA POLÍTICA, NÃO PARTICIPANDO, NA SUA FORMA EFETIVA E EXPRESSIVA NAS PÓLIS SOBRE QUESTÕES COMO ESTAS, SENDO ESSES PRATICADORES DO “CRIME” DE OMISSÃO, NÃO SENDO APTOS A OPINAR, REENVINDICAR OU ATUAR NESTA MESMA SOCIEDADE, EM QUESTÕES DE POLÍTICAS, SEJAM PARTIDÁRIAS OU NÃO.

UM DOS FATORES QUE ME TENDENCIA A TRISTEZA E CLAREZA DE QUE NÓS HOMENS SOMOS MUITO IMATUROS AINDA PARA PREPOSIÇÕES COMO ESTAS, É A POLÍTICA DE NOSSA TERRA, ACREDITO QUE NÃO SÓ EU, MAS TODOS QUANTOS SÃO AMANTES DA HUMANIDADE, POLÍTICA ESTA TIDA COMO PARTIDÁRIA, QUE LUDIBRIA O CIDADÃO, QUE COSTUMEIRAMENTE PASSA DE UM SER EMOTIVO E RACIONAL PARA APENAS EMOTIVO, ESQUECENDO-SE DAS BASES QUE O FIZERAM UM SER SOCIAL E AMÁVEL: A FAMÍLIA, OS PARENTES, OS AMIGOS, OS VIZINHOS, OS COLEGAS, ENTRE OUTROS, DOS QUAIS PARTICIPAM DE SUA VIDA A MUITOS ANOS E NÃO EM PERÍODOS DE QUATRO ANOS.

PERDEMOS A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA FORMA DE POLÍTICA E MAGNIFICAMOS EM SUA MANEIRA ABRUPTA E ABSURDA DA POLITICAGEM, IDOLATRANDO A QUEM NÃO CONHECEMOS NA ÍNTEGRA, DESPREZANDO A QUEM NOS RESPEITA E AMA VERDADEIRAMENTE, SUCUMBINDO ENTRE AS CORES AZUIS E VERMELHAS DO DESAMOR, FICANDO ALEATORIAMENTE LIGADOS AO QUE É EFÊMERO E PASSAGEIRO, UTOPICAMENTE MERGULHADOS NO DESAFETO E DESRESPEITO AO PRÓXIMO.

NÃO VOLTEMOS AO PRIMEIRO MOMENTO DO HOMEM, OU SEJA, O HOMEM NATURAL DA ÉPOCA DOS ANTIGOS CLÃS, NÃO CIVILIZADOS, MAS CRESÇAMOS EM CONHECIMENTO, SABEDORIA, SOLIDARIEDADE, RESPEITABILIDADE E POR FIM NA FORMA DE SE FAZER POLÍTICA EM NOSSA TERRA E NAÇÃO. QUE GANHE O PAJEÚ, QUE GANHE A CAPITAL DO XAXADO, QUE GANHE SERRA TALHADA E QUE DESFRUTEMOS NÓS, DO MELHOR QUE ESSA TERRA POSSA NOS DAR: PAZ, FELICIDADE, SATISFAÇÃO E ORGULHO DE SERMOS DESTA CIDADE!