Por Paulo César Gomes, professor, escritor que lança, em breve, um livro sobre a inesquecível banda D.Gritos. 

O Brasil é conhecido mundialmente como “o país do carnaval”, título que é ostentado com orgulho por muitos brasileiros, já que na falta de outros de maior relevância esses pelo menos coloca a nação no topo da pirâmide mundial. Parte da origem desse “orgulho nacional” vem da forte influência da miscigenação na formação da nossa cultura. Pois bem, o carnaval é esperado com ansiedade em diversas partes do Brasil, não só pela diversão ou pelos lucros obtidos durantes os festejos, mas principalmente pelo extenso feriadão.

O problema é que a longa espera pela folga faz com que muitos brasileiros só comecem a pensar no início do ano a partir da quarta-feira de cinzas. Com certeza muitos desses desavisados terão uma surpresa ao se depararem com a redução da conta de energia, com o aumento da gasolina ou com a volta de Renan Calheiros a Presidência do Senado. Outros vão ficar impressionados em saber que depois de 600 anos um Papa renuncia ao pontificado, ou talvez chorem com a notícia da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria – RS.

Em Serra Talhada os nossos pierrôs e colombinas se recuperaram da ressaca carnavalesca sendo informados de que o deputado Inocêncio Oliveira foi rifado pelo seu partido e deixou de ocupar um lugar na mesa diretora da Câmara dos Deputados depois de décadas. Que Carlos Evandro deixou a prefeitura, mas a sua foto ainda continua enfeitando a maioria dos órgãos públicos municipais, além disso, o nosso nobre ex-prefeito, deixou os nossos aposentados sem nenhum tostão para curtir a “tradicional folia de momo” realizada em nossa cidade.

Pois bem, ano novo que começa para alguns, já está rolando há quase 45 dias, período em que muita coisa mudou, algumas para pior, outras para melhor. No entanto, para uma grande parcela da nossa sociedade a vida vai continuar a mesma, cheia de insatisfação e de muito comodismo, mas com o sentimento de que tudo será amenizado no carnaval de 2014! Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!