eugênioPor Eugênio Marinho, empresário serratalhadense

Toda cidade tem sempre três grupos: o do atual prefeito, o do contra o atual prefeito e um outro, que acredito ser o maior deles, o que pode definir as eleições, formado por aqueles que gostariam de vê a cidade administrada com transparência e em consonância com os interesses dela, não com os interesses pessoais de alguns membros dos dois primeiros grupos.

Alguns do grupo do atual prefeito sempre acham ele o máximo, o melhor prefeito que a cidade já teve, pelo menos, enquanto estão com ele e ele estiver na prefeitura.

Alguns do grupo contra o atual prefeito sempre acham ele o pior prefeito que a cidade já viu, tudo por terem tido seus interesses pessoais não atendidos, mas tudo pode mudar a qualquer momento bastando para isto serem contemplados com algum benefício da prefeitura.

O pessoal do terceiro grupo, fica sem poder fazer uma avaliação isenta do prefeito, pois jamais tem acesso as contas da prefeitura. Como saber, então, se o que o prefeito fez é tudo o que dava para fazer ou se sua gestão ficou muito aquém disto? Como saber se ele foi ou é um bom prefeito?

Próximo das eleições, o grupo do prefeito e o contra a ele, estrategicamente,  tentam dividir a população de forma que alguns pareçam fazer parte de um grupo e a outra parte do outro. Assim surgem as eternas classificações: esquerda contra direita, pobres contra ricos, empregados contra patrões, líder contra coronel, o ódio contra o amor, a esperança contra o medo e por aí vai. No dia que a cidade ficar dividida entre os que querem vê-la prosperar e uma minoria que querem prosperar através da prefeitura, tudo será como nunca foi.

Você que faz parte deste terceiro grupo, ou seja, não é contra nem a favor do prefeito, o grupo que pode definir a eleição, você que tem consciência de tudo isto, você precisa conversar com os seus pares, na escola, no trabalho, nas ruas, nas praças, só assim esta realidade pode um dia mudar.

A que grupo você pertence? Esta seria uma boa pesquisa para o FAROL realizar. Talvez, você faça parte do maior grupo da sua cidade e se sinta fazendo parte de um menor,  tudo pela manipulação da realidade pelos grupos contra e a favor do prefeito.