Luiz-AurelianoPor Luiz Aureliano Carvalho, Médico, ex-secretário de Saúde de Serra Talhada e vereador em Paulo Afonso (BA)

Fomos tomados de surpresa e até estupefação pela prisão do Senador Delcídio do Amaral(PT-MS), acusado com provas contundentes e irrefutáveis de envolvimento na operação Lava-Jato e tentando subornar, aliciar um dos delatores, Nestor Cerveró, para que não o envolvesse na sua delação premiada. Fez promessas de mesada mensal de 50 mil reais, além de uma propina de 4 milhões de reais e fuga para a Espanha, etc… De que tanto medo tem Delcídio? Qual o tamanho da ou das falcatruas que está envolvido? E Delcídio era tido por todos como um homem sensato, equilibrado, correto, com penetração e relações em todos os partidos políticos; já foi inclusive filiado ao PSDB.

Muito ligado ao grande amigo intimo de Lula, José Carlos Bumlai, pecuarista e empresário do Mato Grosso do Sul, Delcídio servia de ponte entre o governo Dilma, Lula e vários partidos, empresários e por ai vai. A pergunta que não quer calar; por que todos ao redor de Lula estão envolvidos com fraudes, corrupção, enriquecimento ilícito, etc… Zé Dirceu, os próprios filhos de Lula, os grandes empresários do Brasil, Odebrecth, Andrade Gutierrez, meu Deus, quanta lama e desonestidade. Se apropriam do serviço e do dinheiro público e fazem a festa, todos ou quase todos envolvidos num mar de fraudes sem fim. Será que na política tem que ser sempre assim? Tem que roubar pra se manter no poder, rouba mas faz ou então, faz mas rouba; até onde vamos?

Precisamos urgentemente de reformas profundas na política e no Estado brasileiro, pois a corrupção está espraiada nas três esferas de governo, nos municípios, nos estados e união. O Estado brasileiro está falido, faltam recursos pra saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e além do mais temos uma gestão pública incompetente e corrupta, com prefeitos, governadores, secretários despreparados para os cargos que ocupam, só pensando em fazer negócios e ficarem ricos à custa do erário público. Precisamos acabar com esta praga dos cargos comissionados, são mais de 600 mil nas três esferas de governo; na Inglaterra apenas 106 cargos mudam, o restante dos cargos são ocupados por servidores de carreira, concursados, profissionais.

Precisamos refundar a nossa república, todos os envolvidos em desvios e corrupção devem ser banidos da vida pública; cargos majoritários só devem ser ocupados por uma mesma pessoa no máximo 2 vezes, cargos proporcionais 4 vezes; ex-deputados não pode ocupar cargos em tribunais de contas, isto é vergonhoso. Profissionalização no serviço público, concurso público e é por isto que tem funcionado tão bem, a Policia Federal, o Ministério Público e a Justiça Federal; todos concursados e independentes.

Dá vontade de ir pra casa, desistir mesmo, mas não podemos deixar na mão destes profissionais corruptos da política o Estado brasileiro, depende de cada um de nós vencer esta guerra contra a corrupção disseminada no país inteiro.

Lembrar por fim, de um ditado português: Quem entra na horta e quem fica na porta também é ladrão! Esta história de Presidente, Governador, Prefeito, dizerem que não sabiam de nada, que não viram nada, é história pra boi dormir. Viva a República, viva a Democracia!