*Por Eugênio Marinho, empresário 

Corrupção, um acerto entre Corruptor e Corrupto, que os tornam exatamente iguais, favorecendo, no curto prazo, poucos e prejudicando, no longo prazo, todos. Considerando que a concretização da corrupção se dar, quando a negociação entre as partes envolvidas chega a um consenso, não faz muito sentido se diferenciar seus personagens, classificando-os em corruptor e corrupto, pois durante a discussão sobre o valor da propina, cada um assume os dois papeis. A corrupção é um fenômeno mundial, existente tanto no setor privado quanto no público, aliás em 2011, o Brasil ficou na 73ª posição num ranking de 183 países, onde a menor percepção de corrupção ficou com a Nova Zelândia (1ªposição) e a maior com a Coreia do Norte e Somália.

Quando no setor público, além do prejuízo absoluto, causado pelo montante do dinheiro desviado, a corrupção traz um outro prejuízo muito maior, de dimensões incalculáveis, decorrente da não aplicação correta destes recursos, que gera: precariedade da segurança; hospitais ineficientes; escolas desaparelhadas; interrupção de projetos produtivos; estradas intransitáveis; aeroportos, portos e ferrovias que restringem o desenvolvimento; afastamento do processo dos bons funcionários públicos; afastamento de empresas e fornecedores sérios; diminuição drástica da geração de oportunidades, etc.

Isto tudo se reflete num outro ranking, o do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano ), havendo uma relação quase direta, onde,quanto maior a percepção de corrupção de um país menor é o seu IDH. A corrupção é uma decorrência da relação custo x benefício. Aos participantes do esquema, um risco quase nulo de punição diante da certeza de grandes vantagens financeiras. No curto prazo, beneficia os envolvidos na negociata, no longo prazo todos pagamos o preço, inclusive os envolvidos, a medida que ninguém vive bem num país sem qualidade de vida. Cabe a sociedade demonstrar sempre que tiver oportunidade sua intolerância a esta ação devasta de uns poucos desonestos, que se acham espertos.