Por Ivan Baião; jornalista

Terra de gente boa, produtora de iguarias sofisticadas e também da “nêga fulô”, cachaça das brabas. Brasil belo por natureza e rico de certas pobrezas mas é nesse mesmo Brasil que toda a gente se faz hospitaleira e o Gari samba contente na ponta do pé, rindo da própria miséria. Dizem que uma das características que diferencia o brasileiro de outros povos é sua capacidade de cair e se levantar, e principalmente, de rir de si mesmo, feito de emoções da cabeça aos pés esse é o estilo tupiniquim.

Talvez seja por essa habilidade única de rir quando temos motivos de chorar que um dos maiores mercados em expansão hoje no Brasil é o do entretenimento, famosos ou anônimos ganham espaços por frestas midiáticas e marcam presença com os estilos mais variados que existem. Youtube, Poadcasts, Blog e Microbogs – Não há limites para a criatividade do brasileiro, as mídias sociais tem dado espaço aos inovadores de plantão que chegam sambando devagar e abocanham uma enorme fatia neste admirável novo mercado do riso.

Talvez seja por essa habilidade única de rir quando temos motivos de chorar que um dos maiores mercados em expansão hoje no Brasil é o do entretenimento, famosos ou anônimos ganham espaços por frestas midiáticas e marcam presença com os estilos mais variados que existem

A “Peça do anão”, um Stand up Comedy estrelado em Campinas por um personagem acondroplásico ilustra com muito bom humor as dificuldades do dia-a-dia de um anão, rindo e contando casos reais que por muitos teriam sido encarados com amargura e tristeza o personagem José sobe em uma cadeira e começa o show dizendo: “isso é um stand up mas quero todos aqui sentados, se ficarem de pé a câmera atrás não enxerga eu pô”. É com samba no pé e rebolado na cintura que  sobrevive usando sua própria deficiência como arma para romper as fronteiras e levar sua vida com alegria.

Como o ator que sobe na cadeira para ser visto, outras centenas de brasileiros tentam ganhar a vida arrancando sorrisos por onde passam, no Brasil, existe até uma cidade que ficou nacionalmente conhecida como a cidade do humor. Fortaleza – CE é conhecida como a cidade mãe dos humoristas, o povo sofrido que anda descalço descobre em sua própria pobreza motivos engraçados que por vezes é o que garante seu sustento e de toda a família, naturalmente cômicos esses profissionais, como gostam de ser chamados engraçam restaurantes, praças, botecos e até casas de show com o novo estilo de fazer humor de pé, apresentando-se para um publico diverso extraindo altas gargalhadas de todos que assistem.

É com samba no pé e rebolado na cintura que  sobrevive usando sua própria deficiência como arma para romper as fronteiras e levar sua vida com alegria

Mas não é só arrancando risos que o brasileiro surpreende. Um dos maiores criadores de publicidade de alta qualidade no Brasil não nasceu em berço de ouro.  A agência W/Brasil carrega em si o nome do país onde o criador e diretor da agência Washington Olivetto por vezes passou dificuldades e certas privações. “Se eu não tivesse visto o que vi, comido o que comi e sentido o que senti com certeza eu não teria bases suficientemente fortes para explodir criativa e originalmente da maneira que fiz”, bradou orgulhoso numa palestra na Universidade de São Paulo.

Sem terremotos, vulcões, maremotos ou furacões, Brasil é um país de gente alegre que se desespera em enchente mas que canta com alegria enquanto tira a lama da casa, querendo dizer: “Tô rindo pra não chorar”.