Por Clóvis Alves de Carvalho Filho, Gerente da XI Geres

Clóvis CarvalhoO Hospital Regional Agamenom Magalhães (Hospam) é a única opção de atendimento para os usuários do SUS em caráter de urgência nesta regional de Saúde. Mas, setenta por cento dos pacientes que procuram o serviço deveriam ser atendidos na atenção básica (unidades de saúde da família e postos de saúde). A rede hospitalar do SUS em Serra Talhada é formada pelo Hospam e a rede complementar (Pronto Socorro São José, São Vicente, Souto Maior, São Francisco e Clínica Psiquiátrica).

Desde o dia 1º de janeiro de 2011, a rede complementar foi municipalizada e tem gestão do município de Serra Talhada, que recebe recursos mensais do Fundo Nacional de Saúde (em torno de 800 mil reais mensais) para internar os pacientes de Serra Talhada e de outros municípios) quando o Hospam ultrapassa oitenta por cento de sua ocupação. Todavia, o município apesar de ter recebido os recursos, não instalou a central de regulação que deveria ser acionada quando o Hospam necessitasse encaminhar o paciente para a rede complementar.

Lembro que o Hospam é um hospital porta aberta 24 horas e é contratualizado pelo SUS para realizar 245 internamentos mensais em clínica médica, pediatria, obstetrícia e cirurgia. Atualmente, está internando uma média de 450 pacientes mês e na urgência estava atendendo uma média de 5 mil pacientes por mês e nos três últimos meses pulou para 7 mil.

Para realizar todos estes atendimentos, o Hospam recebe R$ 251 mil por mês para a compra de medicamentos, alimentos, material médico-hospitalar (gesso, esparadrapo,filmes de RX, fios de sutura, etc.), material de expediente, combustível, conserto de equipamentos médicos, conservação da estrutura física, pagamentos de funcionários contratados e aquisição de equipamentos.

Estes recursos são suficientes e ainda existem sobras significativas na conta corrente do referido hospital na Caixa Econômica Federal (autorizo confirmar com o gerente). O corpo de profissionais que faz a gestão do Hospam é composto por pessoas qualificadas, honestas e comprometidas que realizam importante trabalho em prol daquela instituição. O Hospam é o hospital mais bem equipado de Serra Talhada, incluindo públicos e privados.

É de bom alvitre lembrar que por força da lei 141/12, o município é obrigado a gastar 15% da sua receita com a saúde, além dos recursos repassados mensalmente para a Atenção Básica, Assistência em Saúde, Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Gestão do Sus (portaria GM 204/07).

Todas as informações estão respaldadas pela legislação do Sistema Único de Saúde e por farta documentação do Hospam.