eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada

Para que as coisas deem certo é preciso que haja por parte das pessoas envolvidas com elas a adoção de atitudes certas. Por exemplo, naquelas famílias em que você observa que as coisas dão certo veja que há pelo menos a prevalência, no dia a dia delas, das seguintes atitudes:

A maioria dos seus membros não é omissos sobre os problemas existentes. O seu líder, tem como maior argumento para o convencimento dos seus membros, o exemplo. A opção pelo trabalho e pela busca da eficiência é exaltada como a melhor maneira para resolver seus problemas.

O seu líder assume a responsabilidade de garantir o equilíbrio econômico-financeiro da família que espontaneamente escolheu liderar, pois sabe que o desequilíbrio compromete ainda mais a sua realidade, por pior que ela possa parecer. Assim, em tudo que ele se propõe a fazer sempre há começo, meio e fim.

Ele é solidário com os membros da família e ensina estes a serem com as outras pessoas, cobra deles empenho e correção no que fazem e dizem. Elogia seus acertos, critica seus erros e até os pune quando merecem. É exigido deles que sejam atenciosos e respeitosos com os mais velhos, com os professores, com todos com quem se relacionem no dia a dia.

Nestas famílias há zelo pela saúde de todos, desde a adoção de simples ações preventivas caseiras até a busca da assistência médica quando necessária. Estas famílias procuram criar em torno delas um ambiente seguro e harmonioso. Elas valorizam como seu maior patrimônio a educação de qualidade. Nelas, o desperdício de todas as naturezas e as mentiras são combatidas diariamente.

Buscar a prevalência destas atitudes, no cotidiano destas famílias, embora seja um difícil desafio para seu líder, justifica o porque nelas as coisas dão certo e facilmente explica no conjunto delas, o Brasil, com o perfil da imensa maioria dos líderes que temos aliada a postura de omissão da nossa sociedade, porque as coisas dão tão erradas.

Coisas que dão certo e coisas que dão errado são, acima de tudo, consequência do acerto ou do erro na escolha das atitudes diárias de uma pessoa, de uma família, de uma empresa, de uma cidade ou de um país.