LulaPor Luiz Aureliano, médico, ex-secretário de Saúde de Serra Talhada e vereador em Paulo Afonso

O ex- primeiro ministro inglês Winston Churchill, dizia que a democracia era um regime ruim, que dava muito trabalho lidar com várias correntes de opinião, com demandas politicas e sociais dos diversos segmentos da população etc. Entretanto, não inventaram coisa melhor! Eu concordo plenamente com Churchill, dá muito trabalho conciliar interesses das várias categorias profissionais, dos setores sociais, econômicos diversos e por ai vai.

Os princípios democráticos de defender em primeiro lugar os interesses do povo, de transparência com a coisa pública (o dinheiro), além do principio republicano de rotatividade no poder, parecem que ficam esquecidos quando se chega ao poder. Com todos os partidos políticos e em quase todos os lugares do mundo. As pessoas quando chegam ao governo, se sentem donas, proprietárias mesmo, da máquina pública. Podemos chamar de apropriação indébita, usar a coisa pública para seu uso pessoal, familiar e de seus apaniguados. É vergonhoso o descaramento com que se usa o dinheiro público para o enriquecimento pessoal da grande maioria dos políticos e governantes.

Politico que enriquece no exercício de mandato é desonesto, ladrão. Não dá pra enriquecer só com o salário do mandato eletivo, dá pra viver bem, com dignidade. Vejam o exemplo de José Mujica, ex-presidente do Uruguai. Saiu do poder com o mesmo patrimônio de antes e continua morando no mesmo lugar de sempre, mesmo quando estava na presidência; uma chácara e andando no seu velho fusca. Quanta dignidade e honradez. Ao contrário dos nossos ex-presidentes, Sarney, Collor (viram os carrões?), FHC e Lula; todos viraram ricos, milionários, nababos. Que vergonha!

Os conceitos e os princípios são esquecidos quando se chega ao poder, gente que era socialista, torna-se capitalista, rico, vira consultor milionário, só quer andar de jatinho particular, só toma vinho caro e por ai vai e isso no Brasil vem desde Dom João VI, em 1808 e parece que estar piorando cada dia mais. Mas, mesmo com todas as dificuldades, temos conseguido avançar em algumas áreas, principalmente naquelas onde o serviço público é independente, impessoal. Onde o ingresso é feito através de concurso público, tais como Judiciário, Ministério Público, Polícia Federal. Esta tropa atua de forma independente, apurando, mandando prender quem cometeu ilícito, seja quem for, poderoso ou não.

Tem gente que tenta procurar manchas ou irregularidades até na vida pessoal destes agentes públicos, esquecendo do principal, que são os fatos, os desvios do dinheiro público. Não interessa se o Juiz, o Promotor ou o Delegado Federal tem amigos, parentes ligados de alguma forma a terceiros, o que interessa são os fatos, a impessoalidade das ações públicas. Tentam ainda culpar a imprensa pelo noticiário dos fatos, sabemos que muitas vezes distorcem, aumentam e até mentem, mas, se o fizerem, que sejam acionados na justiça; pronto.

Demora, dá trabalho, mas, não tem outro jeito melhor. Todos os órgãos de imprensa tem dono, defendem determinados interesses, do seu grupo social, têm sua concepção de sociedade e de papel do estado; alguns são mais abertos a opiniões diferentes, outros não. Uns tem mais simpatia por determinado partido político, outros são chapa branca, defendem o governo de plantão, que muitas vezes os patrocinam etc. Por último, vamos acabar com este maniqueísmo político, nós somos o bem e eles são o mal; isto não existe.

Sou um dos fundadores do PT em Pernambuco, todos sabem disso, aprendi ao longo destes 35 anos que no PT, PSDB, PMDB, PCdoB, etc…tem gente decente, comprometida com a coisa pública, mas, infelizmente também, tem gente desonesta e que só está na política para se dar bem, fazer negócios, enriquecer. Confesso que ainda tenho esperança de fazermos da política uma atividade decente, a serviço do bem comum, da justiça e principalmente com honestidade; sem querer chegar e se manter no poder a qualquer custo, a qualquer preço; tipo: Os fins justificam os meios. Não!