Duque - Festa de SetembroGiovanni Filho é jornalista e editor do FAROL

Diante o resultado das últimas pesquisas de opinião, em que se viu com índices baixíssimos de aceitação popular entre o eleitorado com 16 e 24 anos, o prefeito Luciano Duque (PT) começa a colocar a mão no bolso para agradar a juventude. Com uma programação milionária, a Festa de Setembro 2015 pode ser o ponta pé inicial para uma nova postura do petista com relação à realização de eventos na cidade.

No entanto, chamou atenção no discurso do prefeito durante o anúncio da programação deste ano, vê-lo praticamente extinguir do vocabulário a palavra crise financeira. Em eventos anteriores, Luciano sempre buscou arrimo na crise para compensar programações modestas, servindo-se dela como panacéia em seus dois anos e meio de gestão.

Veja também:   Lewandowski suspende andamento de última ação penal

Outra coisa que pede reflexão foi o atrevimento do prefeito em cobrar felicitações pela qualidade do evento, ao invés de expor quanto o governo irá dispor para bancar toda a gaudéria. É como alguém convidar você para a viagem dos seus sonhos e, no final do dia, exigir de volta até o oxigênio que se gastou. Luciano Duque tem se esforçado em parecer transparente e honesto. Mas acabou cuspindo para cima.

A pergunta é: por que tanto mistério? Sem uma mínima previsão orçamentária qual governo fecha uma programação como a da Festa de Setembro 2015? Até uma criança sabe que nada na administração pública deve acontecer às escuras. No entanto, mesmo que momentaneamente, apagaram a luz, vendaram os nossos olhos e ainda nos pediram para rebolar com a sofrência de Pablo do Arrocha.

Veja também:   Bandidos sequestram caminhoneiro na BR-232 em ST

Creio, porém, que a juventude não seja tão boba assim. O clima é de eleições no município. E se as pesquisas continuarem indicando rejeição do governo entre os jovens, daqui para 2016 a crise para realização de festas bancadas pelo município vai evolar-se. Só espero, no entanto, que isso tenha um preço e que os cifrões sejam tão claros e tão transparentes quanto as ações do nosso prefeito.