alvaroPor Álvaro Robério, estudante de Ciências Econômicas da UFRPE

O tempo de dificuldade vivenciado pelo Brasil é crítico e alarmante. Porém, exaustivas tornam-se as colocações dos políticos e governistas da cidade de Serra Talhada. É conveniente usar as problemáticas da crise econômica em comparação com os erros de administração pública, apesar das duas terem uma relação estreita e intensa.

Na nossa cidade o principal fator é administração pública “cortês”, ou seja, uma administração comissionada, sem profissionais competentes e muitos atuando em regime de contrato temporário. Os concursos não acontecem, as árvores genealógicas crescem a cada dia dentro da prefeitura e também na departamentalização dos serviços públicos prestados na cidade. Até o Ministério Público de Pernambuco têm dificuldade de um relacionamento interpessoal com PMST, uma vez que essa instituição atua na defesa dos direitos dos cidadãos e na fiscalização pública pertinente.

Hoje o fator “fardamento” escolar discutido nas rádios é uma prova dessa péssima administração pública. Nenhum articulista, jornalista, professor ou cientista econômico precisa tocar na honra do prefeito da cidade e muito menos dos secretários, os erros são gritantes e irreversíveis na maioria das vezes. As declarações de Sebastião Oliveira, demonstra claramente, quando o então ilustre deputado fala sobre a colocação de asfalto frio em um bairro de convívio social. O governo é “procrastinador”, sem base e sem atuação relevante para os cidadãos da cidade.

O sistema político, social e econômico de Serra Talhada está tão vulnerável, que não sabemos nem quem é o prefeito e muito menos quem são os reais representantes da cidade. É muito bonito receber holofotes, aplausos e prestígios. Porém, é muito mais interessante ver essas honrarias quando temos a nossa gente feliz e contente com um governo atuante e que administra com responsabilidade, ética e moral os recursos provenientes das arrecadações públicas. Quero concluir meu pensamento que o fator “Inflação e crise econômica” não são o maior causador de problemas em Serra Talhada, o causador dos problemas é falta de técnicas corretas na administração pública do município.