posto de saúdePor Carlos Santos, morador de Serra Talhada

“Oi FAROL, venho aqui para uma crítica construtiva para melhorar os atendimentos nos PSFs de nossa terra. Muitos moradores estão sem informações sobre os atendimentos nos PSFs e acho que a Secretaria deveria fazer uma campanha de informação.

Disponibilizando informações aos moradores dos bairros por meio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), com os dias de atendimento médico nos postos de saúde, quais as especialidades, quais os horários, como marcar as consultas. Muitas vezes, os Agentes Comunitários visitam as residências, mas dependendo do horário da visita não encontra ninguém nas residências, como é meu caso, na minha casa nunca fui visitado, mas sei que o Agente passou, sendo que não havia ninguém em casa por que trabalho.

Então, acho que deveria haver uma campanha para os PSFs, na região de cada posto para informar a população dos serviços básicos e auxiliar nas marcações de consultas. As visitas precisam ser mais frequentes e dependendo do caso possibilitar até mesmo a marcação de consulta diretamente da residência do morador, porque nós trabalhadores perdemos 2 dias de trabalho quando fazemos uma consulta no PSF, um dia é para marcar e outro para consulta, e às vezes até mais 2 dias para marcação e realização de exames.

Fica a dica, é junto com a população que o governo consegue melhorar os serviços prestados. Não adianta impor normas, acho que o melhor é trabalhar em conjunto com a população”.