Paulo César é professor e especialista em História Geral

Luciano Duque (PT) foi eleito em um processo que foi cercado de elementos políticos semelhantes aos que possibilitaram a vitória de Augusto César (PTB), em 1992, e a de Geni Pereira (PSB), em 2000, frente ao todo poderoso grupo do deputado Federal Inocêncio Oliveira (PR). Entres os elementos, destaco a saturação política do grupo e o erro na estratégia. No entanto é preciso refletir sobre os equívocos políticos cometidos pelos ex-prefeitos durante o mandato que fizeram com que Augusto não fizesse o seu sucessor e que Geni não se reelegesse. De forma resumida podemos dizer que foram três os equívocos cometidos por Augusto César e Geni Pereira quando eram prefeitos:

1-Isolamento político:

Tanto um como outro governou ouvindo um restrito grupo de pessoas, deixando de lado muitos aliados que foram decisivos na eleição. Vários foram os partidos, alguns eram preconceituosamente chamados de “nanicos”, romperam logo nos primeiros meses de governo porque se sentiram excluídos e passaram a ser oposição. A falta de diálogo com a base pode levar qualquer político a uma derrota humilhante, pois o pior adversário é aquele que guarda mágoa do antigo aliado.

2- Transformaram alguns veículos de comunicação em verdadeiros inimigos:

Esse é um dos poucos erros cometidos pela maioria dos gestores no país, pois qualquer um sabe que a imprensa que elogia é a mesma que faz a critica. Sendo assim, não adianta escolher e rotular alguns órgãos de imprensa como adversários. Nos casos em que você não têm acesso a maioria dos meios de comunicação, a melhor postura é se manter na zona de segurança, evitando entrar em bolas divididas, já que o gestor pode acabar chamando a responsabilidade pra si em momento inoportuno. O ideal é aparecer com a postura de quem resolve, mesmo que seja só com palavras, o que não deve é ter a imagem de quem complica. No quesito imprensa Augusto e Geni erraram feio!

3- Relação com o sindicato dos servidores e com os movimentos sociais:

Augusto e Geni pagaram e ainda pagam um preço político alto por não terem tido a habilidade de negociar e resolver algumas questões relevantes para a categoria. Além disso, transformaram o sindicato e as suas lideranças em inimigos, isso fez com que muitas discussões fossem levadas a Ministério Público. A mesma postura aplicou-se aos movimentos sociais, a exemplo das associações de bairros, do movimento estudantil, dos sem-teto, entre outros.

Esses foram os principais erros cometidos nas gestões dos ex-prefeitos Augusto César e Geni Pereira e que não foram repetidos por Carlos Evandro durante o seu mandato. Desta forma, podemos dizer que se Luciano Duque não repetir os mesmo erros dos ex-prefeitos, seguramente terá todas as condições de ser reeleito em 2016.

Um forte abraço a todos a todas e até a próxima!