Por Paulo César Gomes, professor, escritor e pesquisador

Após a sessão solene que comemorou os 25 anos da Constituição, no último dia (29/10), no Senado Federal, o ex-presidente Lula (PT) mandou o seguinte recado aos pernambucanos “meus companheiros de Pernambuco podem me esperar!”, nas entrelinhas Lula deixou claro que está incomodado com os movimentos realizados pelo governador Eduardo Campos (PSB), que busca se firmar no cenário nacional como alternativa a sucessão da presidenta Dilma Rousseff (PT).

As mágoas de Lula com relação a Eduardo parecem ser mais um sentimento enrustido, atitude típica das pessoas que são traídas mais preferem fingir que nada aconteceu, pois vale lembrar que até pouco tempo o ex-presidente dizia que Eduardo era um “achado de Deus” e o tratava com o “legitimo companheiro de lutas”.

Nos últimos 10 anos o socialista foi um dos políticos que mais se beneficiaram das duas gestões petistas, mesmo que inicialmente não tenha apoiado Lula no 1º. turno da eleições, em 2002. Eduardo foi ministro entre 2004 e 2006, e em uma controversa jogada política recebeu o apoio de Lula para governador, em 2006, com direito ao uso da imagem do então Presidente da República. Sendo que o PT, que tinha um candidato oficial, que era Humberto Costa, teve que passar pelo constrangimento de ver o concorrente ser elogiado por Lula, sem contar com o pedido de voto para os dois candidatos em comício do PT em Caruaru.

Eduardo acabou sendo  eleito e reeleito governador de Pernambuco e viu sua gestão ser “bombada” com obras do governo federal, algumas delas como a transposição do Rio São Francisco, a construção da Transnordestina, a Refinaria Abreu e Lima, o Estaleiro Atlântico Sul (situado no Complexo Industrial Portuário de Suape), a Fábrica da Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), a expansão das universidades federais, a duplicação da BR 101, elevaram o PIB (Produto Interno Bruto) a um índice superior ao nacional, colocando a economia de Pernambuco em evidência, fato que não ocorria desde o declínio da monocultura da cana-de-açúcar ainda no final século XIX.

Diante de tantas contradições ocorridas nos próximos dias, onde o puritanismo e a ambição política passaram a andar de mãos dadas, tentar fazer alguns prognóstico sobre 2014 acabou se tornando uma tarefa difícil. No entanto, uma coisa é certa, Lula está pagando o preço por acreditar em demasia na sinceridade dos olhos azuis de Eduardo Campos!

Um forte abraço a todos e a todas e até a próxima!