câmara de vereadoresPor Jorge Apolônio, policial federal e membro da Academia Serratalhadense de Letras (ASL)

Em junho deste ano, a Câmara de Vereadores da cidade de Santo Antônio da Platina-PR foi rechaçada pela população revoltada ao aprovar aumento do salário do prefeito de 14,7 mil reais para 22 mil, do presidente da câmara de 4 mil para 8,5 mil e dos demais vereadores de 3,7 mil para 7,5 mil. Acuada, a câmara voltou atrás e mais: reduziu o salário do prefeito para 12 mil e os de todos os vereadores para 970 reais. A revolta começou com uma simples comerciante indignada, e o povo abraçou a causa.

A câmara de vereadores da cidade de Jacarezinho-PR decidiu no dia 29.07.15 aumentar o número de seus vereadores de 9 para 13. Inspirada no exemplo do povo de Santo Antônio da Platina, a população de Jacarezinho não aceitou, revoltou-se também e foi à câmara e exigir que o projeto fosse arquivado. Mais ainda: passou a exigir que os vereadores reduzissem o próprio salário. Os dois casos foram mostrados na TV e estão na internet.

Pois bem, recentemente a Câmara de Vereadores de Serra Talhada também aprovou uma lei, a orgânica 004/2015, aumentando o número de seus vereadores de 15 para 17. É claro que o eleitorado inteiro reprovou a ideia, mas as manifestações de contrariedade ainda não ocorreram na intensidade necessária para reverter tal decisão, como ocorreram no Paraná. Faz-se necessário que ocorram. Precisamos seguir o exemplo daqueles cidadãos conscientes e indignados. Ou então vamos tomar essa “pedalada de espertalhões” para sempre.

Sejamos francos. Qual é o trabalho árduo que nossos vereadores desenvolvem em prol do povo a ponto de necessitar dividir com mais dois? Não há. Qual é a necessidade que Serra Talhada tem de mais vereadores? Nenhuma. A quem interessa a existência de mais vereadores? Só a eles mesmos. É sempre assim: os políticos pensam antes neles. Depois, se não for inconveniente, pensam no povo.

Está lançado aqui o desafio. Se os vereadores quiserem saber se o povo concorda com esse projeto, façam um plebiscito, ou mesmo uma pesquisa honesta, que é algo mais barato e prático, com um instituto sério. É claro que eles não farão porque o resultado contrariará a pretensão deles. Então, só nos restará o protesto intenso.

Vejam duas das desculpas esfarrapadas para aprovar o aumento: 1 – “Ah, a Constituição permite”. É verdade, mas não obriga. Portanto, o povo não está obrigado a aceitar mais dois vereadores em Serra Talhada só porque os vereadores querem. 2 – “Não vai aumentar em nada os repasses da prefeitura para a câmara”. Se isso for verdade, é uma prova de que há dinheiro do povo sobrando na câmara. O mais sensato, honesto e ético é devolver esse dinheiro ao executivo para ser investido em obras para o povo e não gastá-lo em desnecessidade.