*Por Eugênio Marinho

O voto elege o meu, o seu, o nosso futuro. O primeiro voto a ser dado, deve ser sempre em você mesmo. Acreditar e persistir na busca dos seus sonhos irá fazer toda diferença no seu futuro. O segundo voto, e nem por isso menos importante, deve ser dado aqueles que apresentarem condições de fazerem uma boa gestão dos recursos públicos e assim funcionarem como catalisadores da concretização dos sonhos pessoais de todos os munícipes.

Só conheceremos quem será o novo responsável pela gestão de Serra Talhada, após o resultado oficial das eleições de outubro. É importante que ele tenha a consciência da repercussão de uma boa gestão fiscal, tanto internamente quanto externamente ao município. Internamente: A boa gestão sobre o confronto, DESPESAS X RECEITAS do município, traz para este o mesmo resultado sentido por uma família, ou seja, quem você ver prosperar no ambiente social em que você vive, quem gasta mais do que ganha e a cada dia só se endivida mais, ou quem com sacrifício vive a economizar?.

Externamente: diante da escassez de recursos, e sabendo que terá sua gestão avaliada pela relação custo/beneficio da aplicação deles, é natural que os governos estadual e federal destinem os mesmos àquelas prefeituras que apresentam melhor desempenho neste quesito, ou seja, quanto maior for a eficiência da gestão financeira do município, maior será a sua chance de ver atendida as suas demandas junto a estas esferas de governo.

Em nada adianta reivindicar as mesmas citando a contemplação de outras cidades a não ser em caso de uma injustiça flagrante. Por exemplo, é comum, se questionar os recursos liberados para Salgueiro (3º no ranking) em detrimento dos liberados para Serra Talhada (111º no ranking ), deixando de lado o fato desta última ser nossa cidade, você como gestor responsável liberaria para quem? Tanto o governador quanto a presidenta, sabem, que a qualidade de vida no país e no estado, são reflexos dela nos municípios, pois somos as parcelas destas duas grandes somas chamadas, Pernambuco e Brasil.

Aliás, não só a mudança na gestão financeira, também a reforma política, que não se iniciar pelos municípios, jamais terá êxito, pois uma vez definido os prefeitos e vereadores, estará praticamente definida a desempenho do nosso País, nestes dois contextos.

*Eugênio Marinho é engenheiro e empresário em Serra Talhada