paulo césarPor Paulo César, professor de Serra Talhada e colunista do Farol

A educação do estado de Pernambuco vive um momento delicado, já que os professores decidiram entrar em greve, desafiando o governo e a própria direção do sindicado. O governador Paulo Câmara foi eleito vendendo a ideia de que iria dobrar o salário dos professores em quatro anos. No entanto, na primeira oportunidade que ele teve para mostrar as suas boas intenções ele propõem um aumento ridículo de 0, 89%, para 90% dos educadores. Uma atitude pequena, de um governador pequeno! Não é atoa que os professores de Pernambuco recebem o pior salário do Brasil.

O que acontece em Pernambuco é uma vergonha! Mas o que se poder esperar dos governantes de um país no qual os maiores ídolos são forjados em programas de prostituição como o BBB, ou com base na perversão das novelas globais. Como os professores um dia poderão se tornar ídolos de alguém? Já que nem os governos e nem a sociedade lhes valorizam.

No Japão, o imperador só se curva diante de seu professor, em um gesto de respeito e de reverência. O imperador sabe que jamais teria a sabedoria necessária para governar se não fosse aquele humilde cidadão. No Brasil, os professores são homenageados com palavrões, agressões físicas, e para variar, tiros de pistola. De fato, não somos os heróis desse país. Por isso ele talvez nunca mude.

No entanto, ainda existe um grande número de educadores que são capazes de pelo menos tentar mudar alguma coisa. E uma greve como essa, pode contribuir para essa mudança, mas para que isso ocorra é preciso que a sociedade seja solidária com a gente. Entenda que o que está em jogo é o respeito a um profissional que em breve entrará em extinção, porque nenhum jovem sonha em ser professor.

Quem é que nos dias atuais está disposto a lidar com crianças e adolescentes cheios de problemas, com traumas familiares e sociais, muitas vezes frutos da intolerância dos pais e do próprio Estado. Quem vai educar os estudantes revoltados, agressivos, drogados? Quem dará uma voz de consolo aos jovens que foram abandonados pelos pai? Enfim, quem vai cuidar da educação desse país? Os corruptos, os big troxas, os artistas globais, as capas da revista Playboy? Ou quem sabe se tudo não irá cair nas mãos, ou melhor, nos pés dos nossos craques do futebol?

Por esse, e por tantos outros fatos, que faço aqui o chamamento aos colegas professores, aos nossos queridos alunos e aos pais de alunos, para que possamos construir uma rede de solidariedade para enfrentar o novo coronel de Pernambuco. O primeiro passo é realização de postagens de apoio à greve nas redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp etc), e posteriormente nos organizarmos para realizarmos um grande ato de apoio aos docentes. Somente unidos seremos capazes de mudar a cara da educação de Pernambuco e quem sabe um pouquinho a do Brasil!