eugênioPor Eugênio Marinho, empresário serratalhadense

Que brasileiros lhe ajudam ou já lhe ajudaram?

É comum você ouvir as pessoas dizerem quando vão fazer uso de um serviço público: Não estou pedindo favor, este é um direito meu pois pago meus impostos.

Será que os impostos que cada brasileiro paga, isoladamente, com o que consome ou ganha é suficiente para pagar o que o mesmo eventualmente usa da estrutura pública?

Eu acredito que para quase totalidade dos brasileiros, não. Assim, há entre nós brasileiros uma solidariedade, a medida que se pode sonegar estes impostos, silenciosa e imperceptível por muitos, onde os impostos pagos por alguns anônimos brasileiros ajudam outros.

Este é um círculo virtuoso, brasileiros ajudam brasileiros, a medida que em fases diferente da vida como cidadão brasileiro, ora consumimos  muitos mais serviços públicos do que pagamos de impostos e ora ocorre o contrário.

Se a gestão deste ciclo virtuoso fosse feita com eficiência e seriedade, certamente, teríamos um Brasil bem melhor. Um Brasil de serviços públicos de muito mais qualidade. Aliás, tenho certeza, que se a percepção da sociedade fosse de um estado brasileiro, honesto e eficiente, haveria até muito mais serviços voluntários e doações  por parte da sociedade.

Se você acha os nossos serviços públicos precários e eles são mesmo, lembre-se que quem pagou o imposto não tem culpa disto, volte sua indignação para os sonegadores, para o desperdício na gestão destes recursos, para ineficiência e para a roubalheira deles,  volte sua indignação para quem realmente é o responsável por  tudo isto. Exija sempre punição exemplar para todos.

O que você acha de a partir de agora toda vez que usar um serviço público de segurança, educação saúde ou de infraestrutura, agradecer baixinho a outros brasileiros que você nem conhece, mas que de alguma forma viabilizou eles  para você? Nós, certamente, jamais saberemos quais foram os brasileiros que como cidadãos nos ajudaram quando mais precisamos, assim diga obrigado, ajudando da mesma forma outros brasileiros, que talvez jamais saibam que você o ajudou. É esta consciência solidária que transforma uma casa num lar, um território, num país.

Que brasileiros lhe ajudam ou já lhe ajudaram? Se você respondeu seus pais, alguns parentes ou alguma pessoa solidária que cruzou seu caminho, seja eternamente grato a elas por tudo isto, mas jamais esqueça de ser eternamente grato também aos milhões de brasileiros que você nem conhece e que também lhe ajudam. Esta, é a essência de ser brasileiro.