Por Luiz Henrique Barros, desportista e profissional de Educação Física de Serra Talhada

“Chegamos a doze meses da gestão da Secretária de Esportes de Serra Talhada, a senhora Edvânia Melo. Hoje eu posso avaliar com propriedade, porque há 4 meses achei que estava sendo precipitado quando naquele momento enviei minha opinião com meu comentário ao FAROL e dias depois foi rapidamente rebatido pela secretária numa entrevista  a uma rádio local.  Até uma enquete foi feita  quando todos os funcionários da referida secretaria foram mandados a ir pra secretaria, naquele horário, votar a favor dizendo que aprovava a gestão de Vânia Melo.

Agora eu pergunto em quê? E o que vemos com destaque é o escândalo das locações de veículos e festividades rurais, sem necessidade nenhuma para tal secretaria. Com o dinheiro que foi gasto daria para realizar grandiosos eventos de esportes, o que não foi visto este ano.

O que constatamos foi uma obra inacabada no Centro Esportivo Luiza Kherle e da quadra do Bom Jesus, com data de entrega passado do tempo. Uma com mais de 30 dias de atraso e outra com 8 anos, vendo que no caminhar das obras a mesma não será entregue antes do mês de abril do ano de 2014. Uma vergonha para nossa cidade que se encontra tão carente quando nos referimos a esporte amador. Não podemos deixar de citar os eventos esportivos prometidos e não cumpridos.

Quando será realizada a maratona da Fogueira? e quando será realizado os Jogos Municipais de Serra Talhada? As escolinhas de bairro, JOCIPE, o cronograma do ano de 2014?

Quando será realizado os jogos Municipais?

Onde estão as seleções amadoras (voleibol, handebol, futsal)

Cadê os torneios de Bairros?

Com o dinheiro que foi gasto com tantos veículos e com tantas festividades, daria para realizar tudo isso que foi citado acima, durante toda gestão do atual governo. O que vejo até agora é o CEU- Centro de Arte e Esporte Unificado- que está sendo construído na Caxixola mas  vejo que a obra estar 30 dias parada. Ainda é projeto de futura e por fim o CIE – Centro de Iniciação ao Esporte que vai ser construído entres os bairros da Cagepe e Mutirão.

Chegamos a doze meses e resolvi fazer um comparativo com o ano anterior das atividades esportivas realizadas em nosso município. O descaso com os profissionais, atletas e treinadores e a Liga Desportiva de uma forma geral é absurda, pois a gestora da pasta mostra um grande desrespeito com todas essas pessoas, pois em anos e gestões anteriores, poderíamos dizer que existia uma movimentação de tais práticas.

Dizer que a gestão anterior, com todos esses eventos, ainda era criticada por alguns professores de Educação Física, que hoje são omissos e tem medo de falar e dar a cara na questão atual. Durante esse processo da atual Secretária pouco se viu, como podemos citar aqui e não será capaz de preencher três  linhas:

1 – Jogos Escolares de Pernambuco – Fase Municipal de Serra Talhada (que nesse caso é de responsabilidade e obrigação do município).

2 – Copa Nô Véi e  8ª Copa da Amizade ( que nessa caso foi organizado pelo professor Isaías e com ônus para as equipes participantes e a outra pela Associação Comunitária Esportiva de Serra Talhada), caso já mais visto em outras gestões.

3 – Pedala Serra que reuniu 50 ciclistas evento este que foi feito pra agradar a classe dos  playboyzinhos com suas luxuosas bicicletas.

Por muitos anos não se via em Serra Talhada equipes participantes pagar para jogar, nesse novo Governo vemos a maior barbaridade já vista e continuada nos esporte amador de Serra Talhada. Pergunto ainda onde se encontra o Plano de Governo que o atual prefeito prometeu e até agora nada foi visto por nenhum desportista (como por exemplo, Bolsa Olímpica Municipal).

O que vemos são obras inacabadas, esporte defasado, gestora prepotente, arrogante e despreparada e ainda um secretário executivo “Aspone”, se fizermos um comparativo ainda com cidades menores que a nossa percebemos que estamos anos luz atrás de cidade como Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Carnaíba, Sertânia, Tuparetama entre outras. Não posso aqui deixar de frisar ainda a falta de apoio as seleções dos mais variados modalidades esportivas que por muitos anos participaram do Jocipe e este ano vão deixar de participar dos mencionados jogos por falta de gestão e compromisso da atual Secretaria que nem sequer uma bola deu pra treinamento.

E para finalizarmos esse desabafo e não querendo levantar a bola de gestões anteriores, continuo dizendo que muitas coisas aconteciam e ainda as mesma sofriam pressões de professores que hoje se calam diante dessa situação. Porque como sabemos a Secretaria de Esportes não tem recursos próprios, mas porque em anos anteriores aconteciam práticas esportivas mesmo sem ter dinheiro? Porque a atual Secretária não procura captar recursos como acontecia em tempos anteriores a essa, porque todos os recursos para realização dos jogos eram captados através de projetos no Governo Estadual e Federal.

O que queremos saber é até quando, prefeito Duque, a Secretaria de Esportes vai servir apenas como cabide de empregos. Temos certeza que apesar de ser a visão e o sentimento de todos os professores de Educação Física, treinadores e desportistas em geral, a partir de agora o Sr. Prefeito irá refletir acerca desta mazela, pois o esporte era prioridade no seu plano de governo e verá de forma minuciosa sua errada decisão, quanto a pessoa que se encontra a frente da pasta, que para assumir tal cargo mentiu dizendo que era formada na área e que até hoje não foi encontrada nos registros dos Conselhos Regionais e Federal de Educação Física (CREF E CONFEF)”.

Muito obrigado e até próxima