Luiz-AurelianoPor Luiz Aureliano Carvalho, médico, ex-secretário de Saúde de Serra Talhada e vereador em Paulo Afonso (BA)
O maniqueísmo sempre fez parte da história da humanidade, na disputa entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o céu e o inferno. Em nome de dogmas, de verdades absolutas, de ideologias, quantas barbaridades foram cometidas no mundo, ao longo do tempo. Galileu Galilei quando disse que a terra era que girava em torno do sol e quase foi queimado na Santa Inquisição, a certeza da ideologia comunista de construir uma sociedade justa e igualitária, perdeu-se na constatação real que o poder exercido pelos homens torna-se autoritário e manipulador, capaz das maiores atrocidades como as cometidas por Stalin na União Soviética, Mao na China, etc.

E assim tem sido ao longo da história humana, aqueles que estão comigo, ao meu lado, são os bons, são os verdadeiros. Na politica brasileira, quantos aliados de ontem, são adversários de hoje e vice-versa. O Partido dos Trabalhadores que se definia como um partido socialista, intransigente com a ética, que combateu duramente a chamada direita brasileira, representada por Sarney, Maluf, Collor. Os partidos que apoiaram a ditadura militar, como PFL, PP, PDS e tantos outros filhotes, tornaram-se aliados fiéis, apoiadores de Lula e Dilma, exceto o PFL/DEM, que aliou-se ao PSDB.

Esqueceram dos princípios, dos projetos políticos de construção de uma sociedade socialista, democrática, humana, justa; para ter um projeto de poder pelo poder, para fazer de Lula presidente e nada mais. O poder a qualquer custo. A mesma coisa o PSDB, esqueceu os princípios da social democracia e aliou-se ao que existe de pior na politica brasileira, assim como o PT. Pois, para quem não sabe, o PT e o PSDB são quase irmãos siameses, nasceram do combate a ditadura, das lutas dos trabalhadores em São Paulo, antes da reforma politica de 1979/1980.

Com as mesmas concepções social democrata de sociedade, inspirado na social democracia europeia. Vários quadros da esquerda brasileira, ajudaram a fundar o PSDB, tais como José Serra, que era presidente da UNE, em 1964. O que contaminou a relação PT/PSDB, foi a disputa paulista pelo poder. Eu pessoalmente, assisti e ouvi Lula, num jantar num restaurante em Recife, em 1992, na campanha de Humberto Costa para prefeito do Recife, que na eleição presidencial de 1994, Tasso Jereissati, do Ceará, seria seu candidato a vice-presidente. Mas ai veio o plano real e Fernando Henrique foi eleito presidente.

Hoje, um monte de inocente útil, fica nesta briga idiota do bem e do mal, entre PT e PSDB; quanta ingenuidade ou desinformação; nenhum dos dois é melhor ou pior que o outro. Nos dois partidos tem bons quadros e gente decente. A corrupção no Brasil, campeia desde 1808, com Dom João VI, se roubou em todos os governos, nuns menos, noutros mais. Ai ficam os imbecis do maniqueísmo, fazendo este jogo do bem e do mal. Quase ninguém está pensando no Brasil não, está pensando é no poder para si e seus apaniguados, que querem se manter nos cargos e nas tetas gulosas do governo.

A imprensa faz seu jogo também, tem suas posições e concepções, uns defendem um lado, outros o outro lado; imprensa isenta é muito difícil, quase impossível e ai vem os idiotas da objetividade, que se negam a ler ou ver determinados órgãos de comunicação. Vejo a Globo, leio a Veja, Piaui, Carta Capital, cronistas da direita, da esquerda, Elio Gaspari, Jânio de Freitas, Delfim Neto, Reinaldo Azevedo, Eliane Castanhede, Ricardo Melo etc.

Quem tem segurança das suas concepções e princípios não tem medo, nem se sente ameaçado com o que lê e ouve, temos que estar abertos para novas ideias, diferentes das nossas, para aprendermos mais, mudarmos até, se for necessário. Precisamos ser republicanos, defender a rotatividade do poder, ninguém pode se sentir dono do governo, percam o medo de perder a boquinha; se não tiver jeito, vamos mudar de quadrilha e a cada eleição; nova tentativa!