consciência-ambientalPor Thiago Henrique, morador de Serra Talhada

No momento histórico que vivemos é fundamental a preservação do meio ambiente, pois a natureza já esta dando seus sinais de que as coisas não estão certas, mas as pessoas ainda insistem em não enxergar isso. Basta olhar para o descontrole climático que vem atingindo o mundo, a falta de água, o calor excessivo, a extinção de animais etc.

Serra Talhada é uma cidade muito quente e atualmente só o que se vê é o desmatamento desordenado de áreas verdes com o propósito único de venda de terrenos e construção de casas. É fato de que toda cidade precisa se desenvolver urbanamente, mas com responsabilidade.

Tenho observado em diversas áreas de nossa cidade, máquinas desmatando áreas verdes, onde habitam diversas espécies de animais silvestres, o que causa a morte e também a fuga dos mesmos para a área urbana. Sem contar no grande número de árvores que são derrubadas a favor da construção civil, ato que se não for controlado pode transformar Serra Talhada em uma ‘ilha de calor’.

Se todas as pessoas tivessem o mínimo de consciência do bem que o meio ambiente preservado tem a nos oferecer, com certeza, começariam a olhar a ‘área verde’ com bons olhos. É preciso parar com os pensamentos egoístas, que visam apenas movimentar a parte capitalista de um local, sem se preocupar com consequências futuras. É preciso saber explorar nossos recursos naturais com responsabilidade, mantendo assim, um desenvolvimento sustentável. É preciso não pensar apenas em nós mesmos, mas em nossos filhos e netos que habitarão esse mesmo local. Não se pode pensar em um progresso de uma cidade esquecendo sua base principal: A VIDA

Em benefício de Serra Talhada, eu gostaria de sugerir à prefeitura, em especial à Secretaria de Meio Ambiente, a criação e aplicação de algumas leis que limitem o desmatamento desordenado e que adotem algumas áreas ambientais como reserva ambiental, tendo assim a preservação permanente das mesmas. Também gostaria de pedir para que sejam adotadas mais políticas públicas em relação ao incentivo de plantio de árvores; racionamento e aproveitamento de água com punições em caso de desperdício; investimentos na indústria de reciclagem de lixo; palestras sobre educação ambiental nas escolas, universidades, empresas privadas e setores públicos e que mais projetos de preservação ambiental sejam criados em Serra Talhada.

Fica aqui o apelo de um cidadão que ama Serra Talhada e a natureza e o que mais quer é ver o progresso sustentável de sua cidade!