saude stPor Edivan Elias, de Serra Talhada

Queria saber da Secretaria de Saúde de Serra Talhada sobre os procedimentos de pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospam e que são remanejados para outros hospitais aqui da cidade, como a Clínica São Francisco, o Clotilde Souto Maior e outros. Pelo que eu observei na última quinta-feira (16), isso sendo feito a todo momento, saindo ambulância com pacientes com atendimento feito no Hospam para outros hospitais da cidade. Inclusive a minha mãe teve um atendimento prévio no Hospam por um senhor dito médico, que por sinal encontrava-se muito estressado. Chegou na sua sala dando esporro em todo mundo que ali esperava já há um bom tempo por atendimento (pago por nós ao SUS). Não tinha ninguém ali pedindo favor, mas isso é outra história.

Voltando ao remanejamento de pacientes… Senhora Secretaria de Saúde, quem é que fiscaliza os senhores prestadores de serviços ao SUS em seus hospitais, aos quais dizem que são donos? A minha mãe foi encaminhada para o Casa de Saúde Clotilde Souto Maior para ser atendida não sei por quem. Por um médico fantasma ou por Chapeuzinho Vermelho?

Já que vamos entrar no mundo de fantasias, igual o atendimento do SUS, porque se foi pelo excelentíssimo senhor Dr. Luiz Leite, esse sim deve ser um fantasma porque não deu às caras, e todas as vezes que eu chegava lá e perguntava pelo mesmo, diziam que tinha viajado. E quando voltou de viagem, simplesmente ao chegar no hospital e perguntar pelo mesmo, fui informado que ele tinha se dirigido para sua fazenda, e nem sequer as caras deu no hospital, deixando os pacientes que estavam para serem atendidos por ele. As vacas e os bois dele com certeza eram bem mais importante que os pacientes (seres humano) que estavam sobre a sua responsabilidade, ao menos para ele, é o que pareceu. A minha mãe ficou das 15h da quinta-feira (16) ate às 18h do domingo sendo atendida por enfermeiras. Pelo que sei, enfermeira não tem formação médica para agir em uma emergência com pacientes que necessitem da presença de um médico. Só tenho visto nessa Secretaria de Saúde desrespeito com quem precisa de atendimento pelo SUS.

Eu só espero que dessa vez o SUS não negue o atendimento (internamento) da paciente, como fez em outro episódio em que a minha mãe esteve internada na São Vicente. Foi feito todo o procedimento de internamento pelo SUS, ela foi levada pro Hospam, e depois encaminhada pra ser internada lá na São Vicente. Quando a mesma teve alta, em alguns dias, recebi um telefonema da São Vicente me cobrando o pagamento, me pedindo para pagar médico, internamento e refeições da paciente e acompanhante.

Ah! E se alguém disser que estou mentindo sobre a cobrança, tenho todos os documentos, inclusive prontuário médico com autorização do SUS para o internamento pelo SUS e até nota fiscal de pagamento dos serviços pagos à São Vicente. É só me procurar que eu mostro todos os documentos.