Por Marcos Oliveira, radialista e ex-presidente da ASSERPE

“A  Câmara Municipal de Vereadores de Serra Talhada  começou o processo de votação das contas rejeitadas  do ex – prefeito Carlos Evandro relativas ao ano de 2008.

Mas para que o relatório do Tribunal de Contas do Estado, que recomenda a rejeição prevaleça  é preciso que os vereadores  sigam esse relatório, como orienta o próprio Tribunal. Aí, como em outras situações do gênero, é que mora a questão.

O prefeito já teve o julgamento técnico feito pelo TCE. Muito diferente  do julgo  da Câmara,  totalmente político. Aí mora o perigo, porque os vereadores ligados ao ex-prefeito podem simplesmente – mesmo que depois tenham que responder pelo ato ao TCE – não seguir a orientação do Tribunal. O  ex-prefeito sai livre do processo e não devolve mais de R$ 1 milhão a que foi condenado. Dinheiro que voltaria  aos cofres públicos de Serra Talhada.

O ex-prefeito, que já tem uma conta rejeitada, a de 2008, precisará de 10 votos  para se livrar de mais uma na sua conta.

O desafio para cada vereador é votar com amparo técnico, para acatar ou rejeitar o parecer – como também exige o TCE – esquecendo o fato de ser aliado ou adversário. Devem respeito ao eleitor e o compromisso de  fiscalizar e cobrar não só da gestão atual mas como também da gestão passada”.

( Do Blog do NillJúnior)