Por Gonzaga Patriota, deputado federal pelo PSB (PE)

O Dia Mundial da Paz, além de Dia da Fraternidade Universal, é comemorado em quase todo o mundo em primeiro de janeiro. Nesse dia, as pessoas trocam votos de alegria, paz e felicidade para o ano que se inicia. Não poderia haver data melhor. A cada ano que começa temos a sensação que podemos começar tudo do zero. O sentimento de renovação toma conta dos nossos corações.

Sentimos que tudo pode ser esquecido e, sobretudo, perdoado, condição essencial para a paz. O Dia da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI em 1967, para que fosse celebrado, independentemente de credo, raça, posição social ou econômica, sempre no primeiro dia do ano civil (1 de janeiro), a partir de 1968. Só em 30 de novembro de 1981 é que a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou 1º de janeiro, como o Dia da Fraternidade Universal.

O objetivo foi criar uma data de cessar-fogo nas guerras e de não-violência em todo o mundo, além de estabelecer uma data simbólica, para que as pessoas não apenas pensem na paz, mas que façam algo para promovê-la. Pode-se dizer que “paz” é o ambiente gerado no contato de indivíduos em estado de pleno equilíbrio mental, emocional e físico. Para haver paz externa é preciso que exista paz interior.

O termo paz não significa apenas a ausência de guerras, disputas políticas, sociais ou econômicas; mais do que isso, é um estado de tranquilidade e progresso social, caracterizado pelo relacionamento saudável e cordial entre indivíduos ou povos. O ano novo surge como possibilidade de refazermos tudo diferente. Os sentimentos positivos dominam nossos pensamentos e ações e nos fazem sentir prontos para lutarmos pela paz interior, no convívio com a sociedade e também, pela paz mundial.

A construção desse sentimento entre os povos deve se iniciar em cada pessoa através de uma educação baseada em quatro pilares: aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a ser. Estes pilares, segundo a Organização das Nações Unidas, são base para a edificação de cidadãos comprometidos, críticos e humanos. Que esse sentimento tão grandioso prevaleça nesse novo ano que se inicia. Paz para todos os seres, fronteiras, países, sociedade e família.