BibliotecaPor Gilson Pereira, advogado e vereador de Serra Talhada

Na verdade, vivemos em nossa cidade um momento em que o folclore do cangaço toma a frente nos cuidados do prefeito Luciano Duque, em detrimento de um ambiente de geração de homens cultos, produtivos, empreendedores. Que são, na verdade, os salvadores do mundo com suas ações em busca da vida, do conhecimento cientifico e da produção de pessoas que tem ações para salvar as mazelas do mundo. Portanto, uma biblioteca é a casa de Deus, da cultura e do conhecimento onde a leitura e o desenvolvimento intelectual é a base de tudo.

Na verdade, ela é um ambiente que o seu interior deve ser de paz, silêncio total, de concentração, harmonia, compreensão, sem barulho, local onde tossir de leve é pior que os arrufos de um leão. Na verdade o espaço escolar com seu conforto obrigatório tornou-se um ambiente formador de personalidades e de representações futuras. Sua estrutura física deve ser atrativa para os seus visitantes de forma que eles possam sentir-se à vontade para desenvolverem suas atividades socioeducativas e seu pensamento crítico de forma consciente.

Ela é um forte potencial para o desenvolvimento de atividades, tornando-se, assim, cenário de vários interesses, às vezes nacionais e internacionais. Ao organizar e planejar uma estrutura de uma biblioteca municipal e demais a espécie, necessariamente deve-se ter preocupação com a infraestrutura e sua relação com o processo de aprendizagem. Visto que se tornou como objetivo, no mínimo, tentar relacionar de que forma estruturada onde o espaço físico esteja ligado com o processo de aprendizagem. Onde o silencio e o conforto é o cerne de tudo e a ordem do local um objeto obrigatório em função da concentração do assunto que cada um ali presente está a buscar.

Como certo, neste trilhar, diga-se que uma biblioteca sem uma estrutura física adequada, sem água, sem ar condicionado no quente desse torrão nordestino pode criar nos seus visitantes um quadro psicológico de abandono ou de desvalorização da educação pelo município passando a ser local de abandono forçados dos interessados. O local não é apenas um ambiente que recebe alunos, livros, professores em que se realizam atividades de aprendizagem, mas, também um conjunto educativo. Ali é necessário a existência de um bom clima espiritual de trabalho, para se ter uma boa produção de aprendizagem, relações sociais e uma boa formação de pessoas.

O espaço com o conforto que o ambiente exige, certamente tem como resultado gerar ideias, sentimentos, movimentos no sentido da busca do conhecimento; tem que despertar interesse em aprender; além de ser alegre aconchegante e confortável, em especial tem que ser pedagógico. Os ali os visitantes e frequentadores aprendem neste ambiente lições sobre a relação entre o corpo e a mente, o movimento e o pensamento, o silêncio é ouro dezoito e onde o barulho no trabalho é um inferno. Local que se constroem conhecimento e que levam aos que ali buscam a certeza de no futuro ser um policial competente, um médico capacitado para lidar com a salvação da vida, um advogado inteligente conhecedor do direito como conjunto de normas que rege a vida em sociedade tendo como arma, a lei, dentre outros.

Um cientista, por exemplo, que pode criar teses para o bem estar do mundo, onde seu lema , reduzindo o tema nas palavra de Sócrates que disse: “Estuda sempre, pois mesmo com muitos pensando que tudo sei, digo: “Só sei que nada sei”. Na biblioteca estar a inteligência em desenvolvimento, conhecimento, cultura e a salvação da humanidade. Portanto, senhor prefeito Luciano Duque, cumpra o tema de sua campanha “Eduque” compre livros atualizados, modernos, essenciais ao desenvolvimento cultural e em vez de apologia a um cangaceiro que por onde passou só deixou morte, sangue, lágrimas, sendo um mal exemplo à juventude. Que como o escorpião só aprendeu a picar, matar e matar, as vezes parecendo com as tempestades, sem ideologias e sem conhecimento que por onde passava, arrastava tudo, quebrava tudo com a força do medo aqueles que, às vezes, nada tinham com a sua sanha de representante das coisas ruins, infelizmente hoje endeusado na sua administração, como se fosse um exemplo de homem de bem.

Veja que seu rumo era vingar a morte do pai, vingou, não parou, gostou. Certamente fazendo de sua vida um chefe de bando de cangaceiros que se deleitavam em contar suas atrocidades inúteis, um o representante inexplicável e paladino do temor por onde passava e em vez de livros usava como troféu: um rifle, alforjes e punhal. Tendo como objetivo apenas a missão mais desprezível e mais triste de mundo: perseguir, matar, queimar propriedades, exterminar o gado das pessoas, sendo mais um carniceiro e fabricador de defuntos, onde um pobre agricultor recebesse um seu inimigo em sua casa era passivo de pena capital. Se ele tivesse numa biblioteca, com certeza sairia fora da ignorância e construiria escolas, ambiente de paz e cultura, em vez de covas buscava o governo e exigiria escolas para desenvolver o mundo.

Ai está em parte o meu perdão, pois ignorante é aquele que tem inteiro e total desconhecimento de tudo. Enfim, a biblioteca é um local onde a aprendizagem é um fato de grande relevância para que se possa estabelecer o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e morais em prol do bem comum e desenvolvimento. Uma habilidade é desenvolvida quando o indivíduo consegue associar seu conhecimento adquirido ao meio que se vive visando o bem estar social. Prefeito, socorra a biblioteca municipal. Vamos fabricar homens cultos e desenvolvimentistas. A flor do lácio neste mundo contemporâneo não serve mais, posto que é bela, mais inculta, pois sem a cultura, não passa de uma linda flor.

Biblioteca é educação “A educação é o processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral  do ser humano em geral visando à sua melhor integração individual e social; é um processo de aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas”.  A educação é um processo social que ajuda a formar cidadãos deve-se dar devida atenção à infraestrutura e ao espaço fisco de uma biblioteca uma vez que é neste local que o interessado passará grande parte de seu tempo; sendo, portanto, nela que ele irá desenvolver suas atividades motoras suas outras habilidades.