laboratórioPor Antonio A., de Serra Talhada

Serra Talhada, com tantos hospitais, postos de saúde, clínicas, laboratórios de análises clínicas e instituições de ensino (escolas técnicas e faculdades) que já disponibilizam cursos na área da saúde (Enfermagem, Ciências Biológicas, Farmácia e Medicina). Acredito já deveria ter um curso de pós-graduação e técnico em Análises Clínicas.

O curso de pós-graduação ou técnico em Análises Clínicas capacita o profissional para desenvolver com competência as habilidades necessárias para prestação de serviços em laboratórios de análises clínicas, realizando diagnóstico ou confirmação de patologias como: anemias, doenças infecciosas, imunológicas, parasitoses, doenças diagnosticadas através de exames bioquímicos, entre outras. Contemplando todas as áreas que compõem um laboratório e o profissional também está apto a exercer atividades de gerenciamento e controle de qualidade.

Sabemos que o grande público alvo para pós em Análises Clinicas, são biólogos, biomédicos, farmacêuticos e médicos e outros. Lembrando que diversos biólogos são formados pela UFRPE-Uast todos os semestres aqui na cidade, logo a cidade estará formando seus primeiros farmacêuticos e médicos em instituições também aqui na cidade.

Então chamo a atenção para estas instituições de ensino e seus reitores, alunos e professores, para o ensino nesta atividade tão necessária na cidade e região devido ao grande número de hospitais, postos de saúde, clínicas e laboratórios. É uma área que falta profissional e é preciso este olhar das faculdades, das escolas técnicas e institutos, por que também tem o curso técnico em Análises Clínicas e seria bem vindo. Na verdade, acho que a vinda deste curso seria muito bom para os profissionais da nossa cidade e região.

O curso de Análises Clínicas além de preparar o profissional, tornando-o altamente qualificado para o mercado de trabalho, por meio de estudos de casos clínicos e atividades em laboratório, o curso estimularia a geração de novos conhecimentos, constituindo uma ação integrada entre a prática e a teoria.