*Paulo César é professor especialista em História Geral

Durante toda essa semana parte da sociedade brasileira coloca em debate a discussão sobre o futuro do professor e da educação no Brasil, em muitos casos essa discussão é levantada de forma hipócrita, até por que não se adentra pelos reais problemas que envolvem o papel do educador e o verdadeiro dever do Estado. Diante de um debate em que joga toda a culpa e um único lado, busco nesse texto não defender o PROFESSOR, mas acima de tudo, relacionar alguns fatores que podem levar a extinção dessa profissão aos moldes do que é amplamente divulgado pelos governos nos dias de hoje.

Em pesquisa recente, foi verificado que os policias (civis e militares) médicos e professores são os profissionais com a maior carga de estresse, sendo que vários apresentaram diversas doenças crônicas adquiridas por falta de melhores condições de trabalho. No caso específico do professor, é visível que o mesmo está submetido a inúmeras pressões no dia-a-dia. São problemas que vão desde a falta de respeito em sala de aula, inclusive com agressões físicas, que praticadas não só por alunos, mas também por pais despreparados e irresponsáveis, bem como a burocratização do setor educacional.

Um dos maiores desafios do setor é enfrentar o processo de modernização e surgimento de novas relações sociais, que de certa forma atingiu em cheio o ponto chave na educação de crianças e adolescentes, a família. Nesse ponto temos que reconhecer que nem os educadores e nem os pais estão preparados para lidarem com imensidão de informações que adentraram a vida dos estudantes através da internet, soma-se a isso a dependência e subserviência imposta por ferramentas como o MSN, Orkut, Twetter, Facebook ou coisa parecida.

Um exemplo é fato de que os jovens se preocupam mais em manter os seus perfis atualizados nas redes sociais do que mesmo as matérias vistas em salas de aulas. Ainda ao que se refere a contexto familiar, podemos citar a infinidade de famílias formadas anualmente, em sua maioria, sem a menor estrutura psicológica – financeira – social – cultural ou até mesmo, sem nenhum laço afetivo. Esses casais, que acabam passando pouco tempo juntos, acabam gerando filhos, pelos quais não assumem nenhuma responsabilidade. Na ausência da família a tarefa recai sobre a escola, e principalmente sobre os ombros dos PROFESSORES.

“No caso específico do professor, é visível que o mesmo está submetido a inúmeras pressões no dia-a-dia. São problemas que vão desde a falta de respeito em sala de aula, inclusive com agressões físicas, que praticadas não só por alunos, mas também por pais despreparados e irresponsáveis, bem como a burocratização do setor educacional”

Muitos desses jovens abandonados, ou rejeitados, sofrem de problemas psicológicos, muitos entram no mundo das drogas, do alcoolismo e da prostituição. Tantos problemas transformam o ambiente escolar em algo parecido com um grande caldeirão em ebulição, um local extremamente difícil de se trabalhar. Outro dado importantíssimo diz respeito aos baixos salários, que acabam sendo menores do que outros que exigem o mesmo nível de graduação, já que por lei o professor de nível fundamental e médio deve possuir curso superior. Os salários baixos afetam a alta estima e obrigam o educador a ter que trabalha em até três jornadas diárias para completar o seu orçamento, soma-se a isso, o ritmo puxado de vida, com noites mal dormidas e sem direito de curtir os fins de semanas com as famílias, em função do período de entrega de planejamentos, das correções de provas e o preenchimento de cadernetas.

Enquanto isso os governos só estão preocupados com números, tratam a educação como se fosse uma ciência exata e o professor, um mero montador de peças, aos moldes da produção em escala industrial. Essa realidade desestimula os jovens a quererem seguir a carreira de professor, isso explica o fato de que exista no país mais de 20 mil vagas na área de educação disponível e que não são preenchidas por falta de profissionais. Sendo assim, fica provado que a profissão de PROFESSOR está ameaçada, pois os governantes querem transformar o profissional da educação em fabricantes de máquinas, criadores de seres acéfalos, ignorando o lado humano, e principalmente, impedindo que os jovens possam pensar e se manifestar, pois, pra eles o que importa não é o pensamento, a ação crítica, e sim formação de uma geração que possa servir apenas de massa de manobra e que no final só servirá apenas para atender aos interesses dos vendedores de ilusão.

“Enquanto isso os governos só estão preocupados com números, tratam a educação como se fosse uma ciência exata e o professor, um mero montador de peças, aos moldes da produção em escala industrial. Essa realidade desestimula os jovens a quererem seguir a carreira de professor, isso explica o fato de que exista no país mais de 20 mil vagas na área de educação disponível e que não são preenchidas por falta de profissionais”

Para que ocorra uma transformação na profissão de PROFESSOR é preciso que se paguem bons salários, diminua-se a quantidade de alunos e de salas de aulas, para que os estudantes possam ser acompanhados fora da sala, com visitas periódicas e aulas de reforço, porém, é bom lembrar que não adiantará tudo isso se o docente não tiver liberdade! Essa é a principal ferramenta no trabalho de um professor. Para aqueles que não acreditam na importância da liberdade na prática educativa, eu aconselho a assistirem os filmes “Sociedade dos Poetas Mortos” e “Escritores da Liberdade”(baseado em uma história real).